Kvyat tem sexta troca de motor na temporada e recebe punição de 10 posições no grid de largada

Daniil Kvyat se vê obrigado a usar sexto motor no GP de Monza, perdendo 10 posições de largada, e caso a punição não seja completa, poderá passar para a próxima etapa do calendário

Daniil Kvyat chegou com o pé esquerdo em Monza. Neste sábado (6), a Toro Rosso trocou o motor do piloto pela sexta vez na temporada, causando assim a primeira punição por troca de propulsores no ano. O piloto perderá 10 posições no grid de largada.
 
O russo sofreu grandes problemas de confiabilidade esta temporada, e já havia usado os outros cinco motores liberados pelo regulamento. A FIA liberou um curto comunicado sobre o caso, afirmando que a sexta mudança de motores não está dentro das regras da federação.
Daniil Kvyat troca motor e recebe punição (Foto: Getty Images)
“O motor usado pelo piloto já é sexto para a temporada 2014, e isso vai de encontro com o artigo 28.4a do Regulamento Esportivo 2014 da Fórmula 1, e estou repassando este caso para os comissários para suas considerações”.
 
Entretanto, caso o desempenho do russo não seja brilhante na classificação, e ele não cair 10 posições no grid,  então, as colocações restantes da punição serão carregadas para a próxima etapa do calendário, o GP de Cingapura.

Cada propulsor é composto por cinco diferentes itens, que são motor de combustão interna, MGU-K, MGU-H, armazenador de energia e turbo compressor. Cada piloto tem a liberdade de trocar cada item cinco vezes durante o campeonato. A partir da sexta vez, ele recebe uma punição de 10 posições no grid, e então, a cada futura mudança, serão cinco colocações. Caso ele mude tudo de uma vez, será obrigado a largar do grid.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Itália, 13ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães e o fotógrafo Xavi Bonilla. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.