Jaafar e Bird pilotam carro de F1 da Mercedes em exibição nas ruas de Kuala Lumpur

O malaio Jazeman Jaafar terá sua primeira experiência a bordo de um carro de F1. Diante do seu público, o jovem piloto fará uma exibição nas ruas de Kuala Lumpur. O evento contará com a presença de Sam Bird e será realizado em 17 de março, uma semana antes do GP da Malásia

No mesmo dia da abertura do Mundial de F1 em 2013, em 17 de março, Kuala Lumpur vai receber um evento de exibição que vai abrir a programação do GP da Malásia, que será disputado uma semana depois. Com o apoio da Petronas, principal empresa petrolífera do país, patrocinadora da corrida e principal parceira da Mercedes, Jazeman Jaafar vai pilotar pela primeira vez um carro de F1. Além do jovem malaio, de 20 anos, Sam Bird, velho conhecido da escuderia alemã, também vai guiar um modelo da Mercedes nas ruas de Kuala Lumpur.

Atualmente, Jaafar se prepara para estrear na World Series depois de ter corrido na F3 Inglesa na temporada passada e ter chegado ao vice-campeonato após conquistar duas vitórias, ficando a apenas 13 pontos do campeão de 2012, Jack Harvey. O malaio faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos promovido pela Petronas.

O malaio Jaafar terá sua primeira oportunidade de guiar um carro de F1 (Foto: F3 Inglesa)

Emocionado, Jazeman falou sobre o sentimento ao saber que pilotará pela primeira vez um carro de F1. “É difícil descrever as emoções que tive quando a Petronas me disse que teria a chance de pilotar um carro de F1 da Mercedes. Estou feliz, emocionado, orgulhoso e ansioso pelo 17 de março. Estou muito grato à Petronas pelo seu apoio e por depositar sua fé em mim para oferecer um bom espetáculo neste evento especial”, vibrou.

“Como não terei a chance de pilotar o carro antes do evento em Kuala Lumpur, estou trabalhando com a equipe em um simulador junto ao meu programa na World Series, mas fazer minha estreia pilotando um F1 diante do meu público será uma inspiração”, destacou o jovem Jaafar.

Mesmo diante da chance que terá em duas semanas, Jaafar entende que ainda não está pronto para pleitear uma vaga no grid da F1, preferindo esperar um pouco mais e acumular experiência nas categorias de base.

“Tenho apenas 20 anos e corro há seis, trilhando meu caminho pelas categorias, aprendendo, melhorando, experimentando carros mais técnicos e mais potentes. Consigo pilotar um carro de F1 dentro dos parâmetros de uma demonstração e tenho muita vontade de fazer isso, mas ainda faltam alguns anos antes de puder sequer considerar buscar uma vaga de piloto de F1. Estou seguro de que esta ‘degustação’ de pilotar um carro de F1 se somará à minha determinação de chegar à F1 e será uma experiência incrível”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.