Irrepreensível em Abu Dhabi, Vettel vence sétimo GP seguido e iguala recorde de Ascari e Schumacher

Sebastian Vettel liderou do início ao fim o GP de Abu Dhabi deste domingo e igualou um recorde do Mundial de F1. Mark Webber e Nico Rosberg completaram o pódio, e Felipe Massa terminou na oitava posição depois que a estratégia de uma parada da Ferrari deu errado

A cobertura completa do GP da Índia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo da F1 em Abu Dhabi
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Bélgica, Itália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão, Índia e Abu Dhabi. Esses foram os últimos sete GPs disputados no Mundial de F1. Todos tiveram um único vencedor: Sebastian Vettel. Desde as férias de verão que ele não sabe o que é terminar uma corrida sem a chata obrigação de subir ao degrau mais alto do pódio.

Neste domingo (3), no belo, mas insosso, circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, o tetracampeão mundial alcançou a sétima vitória consecutiva na temporada 2013. A marca iguala um recorde da F1 – até hoje, apenas Alberto Ascari e Michael Schumacher sabiam o que era vencer sete vezes seguidas.

Sebastian Vettel celebra com a Red Bull a vitória em Abu Dhabi, 11ª de 2013 (Foto: Getty Images)

Na sétima vitória em sequência, Vettel só viu adversários pelo espelho retrovisor na primeira volta. O alemão passou com facilidade o pole-position e péssimo largador Mark Webber para assumir a ponta. Dali em diante, imprimiu um ritmo fortíssimo que chegou a deixá-lo 40s à frente do segundo colocado.

Corrida a corrida, caminha para a história, esse piloto de apenas 26 anos.

Esse foi o 60º pódio da carreira do tetracampeão e o 100º da Red Bull na F1.

Quem cruzou a linha de chegada em segundo foi Webber, que ganhou a batalha com a Mercedes de Nico Rosberg e a Lotus de Romain Grosjean.

Apesar do desempenho mediano da F138, coube à dupla da Ferrari os momentos mais animados da prova. Fernando Alonso chegou em sexto, depois de uma briga interessante com Felipe Massa e de quase se enroscar com Jean-Éric Vergne na saída dos boxes, além de ultrapassagens sobre Hamilton e Di Resta nas voltas finais para ganhar o quinto lugar.

Massa, por sua vez, apresentou um bom desempenho e fez a manobra mais bela do GP de Abu Dhabi: aproveitou-se da disputa entre Hamilton e Adrian Sutil para dar o bote sobre o britânico. Di Resta e Hamilton ficaram entre as duas Ferrari, e Sergio Pérez e Sutil completaram a zona de pontuação.

Confira como foi o GP de Abu Dhabi de F1 neste domingo

Como parece ser o calcanhar de Aquiles, Mark Webber não soube aproveitar a vantagem da pole e, mais vez, partiu mal do grid, permitindo a ultrapassagem de Sebastian Vettel logo na primeira curva. A lenta largada do australiano também beneficiou as Mercedes, que foram logo para cima, tentando o bote nos carros da Red Bull.

Nico Rosberg se posicionou em segundo, enquanto Webber se defendia de Lewis Hamilton, que, por sua vez, acabou perdendo o quarto lugar para Romain Grosjean. Nico Hülkenberg se firmou em sexto, logo à frente da Ferrari de Felipe Massa. O brasileiro foi momentaneamente superado pelo colega Fernando Alonso, mas retomou na sequência a posição. O espanhol, aliás, saiu bem do décimo posto, passou Sergio Pérez e partiu para cima do companheiro de equipe.

Largada da F1 em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Pérez e Paul di Resta assumiram a nona e a décima posições, respectivamente, na primeira volta. Ainda sobre a largada, Kimi Räikkönen, que saíra em último, se envolveu em um toque com uma Caterham e abandonou por uma quebra da suspensão. O nórdico ainda não perdeu tempo em deixar o circuito. Jenson Button também sofreu um toque no início, teve a asa dianteira danificada e precisou visitar os boxes logo na passagem inicial da prova árabe. O inglês da McLaren aproveitou ainda para calçar os pneus médios.

Quando a corrida finalmente se acalmou, Vettel já tinha 4s7 de vantagem para Rosberg, que vinha 2s2 à frente de Webber e Grosjean. Mais atrás Alonso infernizava a vida de Massa pelo sétimo posto. Neste meio tempo, Pastor Maldonado, que vinha apenas no pelotão intermediário, foi aos pits, colocou os compostos médios e retornou somente em 19°. Pérez, 12°, seguiu o venezuelano e foi aos boxes na sequência, no sétimo giro.

Uma passagem depois, Hamilton foi o primeiro entre os ponteiros a parar para buscar os pneus médios. Daniel Ricciardo, que vinha em 13°, parou na mesma volta. Enquanto Sebastian liderava com tranquilidade, Webber, que reclamava de uma falha do Kers, e Grosjean também foram aos pits. O australiano levou a melhor e retornou à frente do franco-suíço, na décima colocação. Romain era o 11°, uma posição melhor que Hamilton.

Hülkenberg escolheu a nona volta para parar, enquanto Vettel, Rosberg, Massa, Alonso, Di Resta, Jean-Éric Vergne e Adrian Sutil ainda permaneciam sem pit-stops no top-7. Aí o alemão da Mercedes foi aos boxes no décimo giro, voltando ao combate em sexto, entre Vergne e Sutil.

Na ponta, a abertura da volta 11 mostrava o tetracampeão da Red Bull com 23s de vantagem para Massa, que tinha quase 3s de diferença para Alonso. Di Resta e Vergne completavam os cinco primeiros, que ainda resistiam em ir aos pits. Sutil, o sétimo, Esteban Gutiérrez, o décimo, e Valtteri Bottas, apenas em 13°, eram os pilotos que também seguiam na prova sem pit-stops.

Kimi Räikkönen abandonou na primeira volta em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Enquanto Webber assumia o sétimo posto depois de superar Sutil, Vettel decidia que era hora de ir trocar os pneus macios. Isso no 15° giro da corrida árabe. Como a vantagem para Massa era mais do que suficiente, o atual campeão voltou ainda na liderança. Alonso, que ainda vinha em terceiro, foi aos boxes duas voltas mais tarde. Na pista, a ordem dos dez melhores era: Vettel, Massa, Di Resta, Rosberg, Webber, Sutil, Vergne, Grosjean, Gutiérrez e Hamilton.

Alonso voltou apenas em 14° dos boxes, enquanto a Ferrari já chamava Felipe no fim da volta 18. O brasileiro retornou à pista em oitavo, entre Hamilton e Hülkenberg. Gutiérrez também foi aos pits, depois de uma batalha grande com o inglês da Mercedes. Assim, apenas Di Resta, Sutil e Bottas permaneciam sem paradas.

Lá na frente, o cronômetro apontava 26s5 de diferença entre o Vettel e o vice-líder da prova Webber, que superara Rosberg. O germânico era terceiro, à frente de Grosjean, Sutil, Hamilton, Massa, Hülkenberg, Bottas e Alonso, que finalmente havia se livrado de Pérez. O espanhol ainda passaria o finlandês da Williams logo na sequência, na 23ª passagem da corrida.

Três voltas mais tarde, enquanto a Red Bull pedia, curiosamente, a Vettel que poupasse o carro com um ritmo mais lento – o alemao vinha 28s à frente de Webber -, Sutil era superado por Hamilton na luta pelo quinto lugar. Aí o piloto da Force India devolveu a ultrapassagem, mas quem se aproveitou mesmo da disputa foi Massa, que acompanhava a briga entre os dois. O brasileiro superou Lewis, para em seguida passar Adrian e assumir o quinto posto.

Um pouco mais atrás, Alonso travava um bonito duelo contra Hülkenberg pelo oitavo lugar. O germânico da Sauber chegou a endurecer a disputa, mas acabou sucumbindo. Alonso, então,  partiu para cima da dupla Sutil/Hamilton. Mas o inglês queria mesmo superar o alemão antes de brigar com o asturiano e atingiu a meta na 28ª passagem. Mesma volta em que Hülkenberg foi aos boxes pela segunda vez, junto com Pérez. Os dois, aliás, quase se tocaram no pit-lane após as trocas de pneus. Aí foi finalmente a vez de Sutil ir aos boxes também para trocar os pneus.

Dito isso, não se perca. A ordem da corrida em Abu Dhabi na volta 30 era: Vettel, Webber, Rosberg, Grosjean, Massa, Hamilton, Alonso, Di Resta, Vergne e Gutiérrez. Hülkenberg voltara em 12°, enquanto Sutil era o 13°. Pérez vinha em 14°. Aí quem parou no fim da 30ª passagem foi Hamilton. O inglês retornou à pista em décimo, no lugar de Gutiérrez, que voltava aos pits.

A 34ª volta marcou o segundo pit-stop de Webber e Rosberg. Mark ainda voltou em terceiro, à frente de Nico. Na pista, enquanto Vettel liderava com enormes 39s para Grosjean, o segundo colocado, Alonso já tentava buscar Felipe pelo quinto lugar.

Sebastian Vettel liderou praticamente de ponta a ponta o GP de ABu Dhabi deste domingo (Foto: Getty Images)

Quatro giros depois, o líder Seb foi aos boxes e retornou com folga ao seu lugar de direito. Grosjean parou na volta seguinte, voltando à frente da briga entre Massa e Alonso, na quarta colocação. Na 39ª passagem, Felipe foi aos pits. Ao retornar, o piloto era nono, logo atrás de Hamilton. Alonso deixou para visitar o pit-lane seis voltas mais tarde, escolhendo os pneus macios. No retorno, o espanhol precisou dividir a curva com Jean-Éric Vergne. Sem espaço, o ferrarista voou em alta velocidade por im zebra e acabou entrando na mira dos comissários por invadir os limites da pista. A investigação do incidente será concluída após a corrida.

Enquanto Vettel, Webber, Rosberg e Grosjean seguiam firmes e fortes no top-4, com duas paradas cada, Di Resta se sustentava em quinto, mas já sentia a aproximação de Hamilton. Alonso, que voltou em sétimo e à frente do colega de Ferrari, também já buscava Lewis, ajudado pela performance melhor com os compostos amarelos. Sutil e Pérez completavam os dez primeiros.

Aí, restando quatro voltas para o fim, Alonso fez valer a escolha pelos pneus macios e superou Hamilton, para assumir o sexto posto. O ferrarista ainda ultrapassou Di Resta na sequência e fechou a volta 52 em quinto. Um pouco mais à frente, Grosjean tentava se aproximar de Rosberg, na tentativa de beliscar o pódio do terceiro posto. Mas as posições assim ficaram. 

No fim, Vettel cruzou a linha de chegada pela sétima vez consecutiva na frente, em uma prova que esteve absolutamente perfeito, mais uma vez. Webber terminou em segundo mesmo, à frente de Rosberg, que completou o pódio na noite árabe.

Grosjean deu à Lotus o quarto posto, enquanto Alonso conseguiu levar sua Ferrari até um astuto quinto lugar. Di Resta, na estratégia de um único pit-stop, foi o sexto. Hamilton, Massa, Pérez e Sutil completaram os dez primeiros.

Agora, a F1 viaja até os EUA para o GP em Austin, o penúltimo da temporada 2013 e que acontece daqui a duas semanas.

Sebastian Vettel celebra mais uma vitória em 2013 no GP de Abu Dhabi neste domingo (Foto: Getty Images)
 

F1, GP de Abu Dhabi, Marina de Yas:
 

1 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:38.06.106 55 voltas 2
2 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +30.829   2
3 Nico ROSBERG ALE Mercedes +33.650   2
4 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +34.802   2
5 Fernando ALONSO ESP Ferrari +1:07.181   2
6 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +1:18.174   1
7 Lewis HAMILTON ING Mercedes +1:19.267   2
8 Felipe MASSA BRA Ferrari +1:22.886   2
9 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +1:31.198   2
10 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +1:33.257   1
11 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1:35.989   2
12 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +1:43.767   2
13 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +1:44.295   2
14 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +1 volta   3
15 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +1 volta   2
16 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +1 volta   2
17 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +1 volta   2
18 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +1 volta   2
19 Charles PIC FRA Caterham Renault +1 volta   2
20 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +2 voltas   2
21 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +2 voltas   2
22 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault   NC  

 

  Melhor volta          
  Fernando ALONSO ESP Ferrari 1:43.434 volta 55  
             
  Condições do tempo   SOL ar: 32-31ºC | pista: 36-32ºC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.