Insatisfeito com punição sofrida no México, Sainz critica: “Reclamar por rádio é a forma mais fácil de ultrapassar”

Carlos Sainz minimizou as queixas do compatriota Fernando Alonso, que acabou rodando após ter sido fechado pelo piloto da Toro Rosso na primeira volta do GP do México. Como punição, Sainz teve de pagar 5s. O jovem de 22 anos evitou criticar o bicampeão, mas considerou a punição rigorosa demais e pediu unanimidade a respeito de como sancionar um piloto na F1

Uma semana depois de lutarem pelo quinto lugar nas voltas finais do GP dos Estados Unidos, Carlos Sainz Jr. e Fernando Alonso voltaram a travar um duelo espanhol de gerações na primeira volta do GP do México. Mas quem levou a pior acabou sendo o bicampeão do mundo, que se viu sem espaço após ter sido fechado por Sainz, passou pela grama e rodou perto dos 300 km/h. Fernando reclamou da manobra do compatriota, a classificou como estranha e pediu uma punição a Sainz, que acabou tendo de pagar 5s. No fim das contas, Carlos evitou polemizar e criticar Alonso de forma específica, mas a postura dos pilotos como um todo.
 
“Você sempre pode reclamar pelo rádio. Provavelmente eu teria feito o mesmo, abriria o rádio e pediria uma punição, é a forma mais fácil que há para ultrapassar um piloto, e todos fazemos isso”, disse o jovem de 22 anos em entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Depois de duelarem nos EUA, Sainz e Alonso voltaram a brigar por posição no México (Foto: Red Bull Content Pool)
Sainz amenizou o discurso ao falar sobre Alonso. “Realmente não ligo, todos estamos bem empolgados quando falamos pelo rádio, de modo que não o culpo por isso. Só acho que a punição é um pouco rigorosa por parte dos comissários”, lamentou.
 
O piloto da Toro Rosso se defendeu e garantiu que não viu a McLaren do bicampeão tão perto e, quando percebeu a proximidade do carro de Allonso, já era tarde. “Em princípio, não dá pra ver em 360º, é muito difícil. Quando eu o vi, já era tarde, mas não foi como se ele estivesse ao meu lado. Quando olhei no retrovisor, rapidamente tirei o pé”, explicou o espanhol.
 
“Escutei que tinha muita gente se queixando e não houve punições. É muito difícil quando o julgam, é um pouco de loteria. Vi que há pilotos que não são punidos por coisas piores. Obviamente, se coloquei Fernando em uma posição perigosa, sinto muito, mas estamos na corrida, e é a primeira volta. Não vou dar uma posição de forma gratuita”, comentou.
Por fim, Sainz clamou por uma regra que seja verdadeiramente clara e que não permita tantas dúvidas ou interpretações. 
 
“A F1 precisa estabelecer uma unanimidade em respeito aos temas. Ou trata todos os acidentes um a um ou coloca uma norma fixa, como de mudar a trajetória nas frenagens. Hoje em dia é difícil saber o que vai acontecer se você arrisca uma manobra ao limite, se corre risco de sofrer uma punição ou talvez não”, finalizou Carlos Jr.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.