Hamilton vence com ‘tática Villeneuve’, mas Rosberg é campeão com segundo lugar em Abu Dhabi
Lewis Hamilton bem que tentou, foi rápido e até lançou mão da tática de segurar o adversário, mas não impediu Nico Rosberg de conquistar o título mundial de 2016. O inglês venceu neste domingo em Abu Dhabi e o alemão, com a segunda colocação, pode agora soltar o grito de campeão
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E finalmente chegou a vez de Nico Rosberg. Lewis Hamilton bem que tentou, a Red Bull também quase interferiu na briga e até a Ferrari fez uma pontinha nesse episódio final da temporada 2016 da F1. Só que o roteiro já havia sido muito bem amarrado ao longo dos 20 capítulos anteriores, e a ‘season finale’ do Mundial, em Abu Dhabi neste domingo (27), viu mesmo a consagração do alemão da Mercedes, que exibiu um desempenho quase impecável e se colocou com justiça no papel de protagonista.
"Definitivamente, não foi a corrida mais agradável que eu já tive. Com Max no começo e com todo mundo no final, realmente não foi muito legal. Mas estou contente que tenha acabado. Estou em êxtase. quero dedicar essa vitória à minha esposa e à nossa filha. E depois a todos", disse um emocionado Rosberg.
A verdade é que a parte final da corrida foi dramática. E tudo graças à estratégia. Sebastian Vettel decidiu por um último stint com os pneus supermacios e voou, alcançando, a cinco voltas do fim, a terceira posição. Hamilton viu ali uma oportunidade a lá Jacques Villeneuve e passou a 'trancar Nico', enquanto o ferrarista pressionava. Mas nem isso tirou a concentração do alemão, que levou o carro prata até o fim. Vettel fechou mesmo o pódio.
Confira como foi o GP de Abu Dhabi de F1
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A F1 largou para a decisão do título com as equipes de ponta em estratégias diferentes. Enquanto os postulantes ao título, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, saíram com os ultramacios – os compostos mais rápidos do fim de semana árabe -, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, terceiro e sexto no grid, respectivamente, optaram pelos supermacios. O restante do top-10 também foi com os compostos de cor lilás, incluindo os dois carros da Ferrari.
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Logo depois, a corrida viveu seu primeiro drama. Fazendo provavelmente sua última corrida na F1, Button sofreu uma quebra da suspensão dianteira direita durante a freada da curva 9 e não teve alternativa a não ser abandonar a prova em Yas Marina. Isso tudo na volta 14.
Duas passagens depois, Daniil Kvyat surgiu lento pela pista, com problemas de câmbio, e acabou também deixando a disputa, parando o carro da Toro Rosso entre as curvas 10 e 11. O russo ainda teve tempo de voltar de bicicleta aos boxes. O abandono foi o quarto da corrida, depois de Button, Bottas e Magnussen, ainda no início do GP árabe.
Na ponta, Hamilton já abria mais de 5s para Verstappen, que vinha perdendo ritmo com os supermacios e já enfrentava pressão de Rosberg. Mais atrás, Ricciardo se via em uma briga para passar Räikkönen e, ao mesmo tempo, se defendia de Vettel, que seguia os dois. Mas quem conseguiu mesmo uma ultrapassagem foi Rosberg. O líder do campeonato chegou rapidamente no holandês, colocou o carro por dentro na curva 11 e executou uma bonita manobra para recuperar o segundo lugar.
Aí o piloto da Red Bull logo foi aos boxes buscar os compostos macios, na volta 22. E a estratégia dos energéticos ficou bastante clara: Verstappen não pararia mais nesta corrida. O alerta foi dado pela Mercedes a Rosberg imediatamente. Dessa forma, a ordem da prova ficou sendo: Hamilton, Rosberg, Räikkönen, Ricciardo, Vettel, Hülkenberg, Pérez, Verstappen, Massa e Alonso, que fechava os dez primeiros. Nasr vinha em 15º.
Tentando antecipar a tática, os tetracampeões trataram de chamar Ricciardo aos boxes no giro 25. O australiano deixou so boxes para um último stint com os pneus amarelos também. As Mercedes, em contrapartida, optaram por permanecer um pouco mais na pista, assim como Vettel – a Ferrari seguiu a rival austríaco e fez uma parada com Räikkönen na sequência.
Daniel voltou em sétimo, logo atrás de Pérez, que já havia sido ultrapassado por Verstappen. Kimi, por sua vez, se colocou atrás do mexicano, que também foi superado pelo australiano neste meio tempo. Aí foi a vez do piloto da Force India ir aos boxes.
E quem veio também foi Hamilton. A equipe prateada chamou o inglês na volta 29 para mudar para macios novos. Rosberg foi aos pits na passagem seguinte. Com as paradas dos carros de Stuttgart, Vettel assumiu a liderança momentaneamente.
Mais atrás, Hamilton e Rosberg surgiram muito próximos na pista – o mais perto que já estiveram durante a corrida, em segundo e terceiro. E os dois vinham sendo seguidos também de muito perto pelos dois carros da Red Bull. Só que o pulo do gato aí foi dado pela Ferrari. Isso porque o tetracampeão parou na volta 38 e voltou com os supermacios. E voou por Yas Marina.
O ferrarista retornou atrás de Räikkönen e foi caçando um a um seus adversários, enquanto os dois carros da Mercedes iam à frente, com Hamilton claramente segurando o ritmo, em uma última tentativa de tirar o título do colega de equipe.
Com cinco voltas para o fim, Sebastian passou Verstappen para assumir o terceiro lugar. E foi para cima de Rosberg. Não foi o suficiente. Nico ficou mesmo em segundo e conquistou o tão sonhado título, mesmo com o ataque de Vettel e o ritmo mais lento de Hamilton, que acabou vencendo em Abu Dhabi.
O piloto da Ferrari ainda cruzou a linha chegada golado nas duas Mercedes, em terceiro, logo à frente de Verstappen e Ricciardo. Räikkönen foi o sexto, com Hülkenberg, Pérez, Massa e Alonso completando os dez primeiros.
A F1 volta agora em 2017, no fim do mês de março, com o GP de Austrália.
F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:38:04.013 | 55 voltas |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +0.439 | |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +0.843 | |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | +1.685 | |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | +5.315 | |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +18.816 | |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +50.114 | |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +58.776 | |
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +59.436 | |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +59.896 | |
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | +1:16.777 | |
12 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | +1:35.113 | |
13 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | +1 volta | |
14 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | +1 volta | |
15 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | |
16 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +1 volta | |
17 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | +1 volta | |
55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | +11 voltas | NC | |
26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | +39 voltas | NC | |
22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | +43 voltas | NC | |
77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +45 voltas | NC | |
20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | +49 voltas | NC |
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