Hamilton passa Schumacher e se torna piloto que mais liderou corridas na história

Com a liderança que conquistou mais ou menos pela metade do GP da Rússia, Lewis Hamilton chegou à marca de 143 corridas lideradas na carreira da Fórmula 1. Nenhum outro piloto liderou tantas provas, nem mesmo o agora segundo lugar da lista, Michael Schumacher

O GP da Rússia do último fim de semana, ladeado pelo Parque Olímpico de Sóchi, não foi uma das corridas mais brilhantes da carreira de Lewis Hamilton. Na realidade, a corrida estava sob total controle da Ferrari, enquanto o pentacampeão se colocava com segurança no terceiro lugar e garantia mais importantes pontos no campeonato. Mas as coisas mudaram e, no fim, renderam um recorde: Hamilton agora é o piloto que mais liderou corridas em toda a história do campeonato. 
 
Quando Sebastian Vettel sofreu uma quebra de motor e permitiu que os dois carros da Mercedes parassem no boxes durante o VSC e voltassem à frente de Leclerc, Hamilton assumiu a dianteira. Naquele momento, mesmo antes de vencer a prova, chegou a um marco histórico: liderou ao menos uma volta em 143 das 245 corridas que fez na carreira.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Paddockast #35
NARRAÇÕES INESQUECÍVEIS E UM CURIOSO CASO DE AMOR

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

O número isola Hamilton na liderança, uma vez que estava empatado com o antigo recordista, Michael Schumacher, que chegou a ocupar a posição dianteira em, obviamente, 142 provas. O heptacampeão, por sua vez, ocupou o topo do livro de recordes nesta categoria durante 18 anos: ultrapassou Ayrton Senna quando tomou a ponta do GP da Bélgica de 2001. 
 
Hamilton, aliás, segue se aproximando de outros recordes de Schumacher. Inicialmente porque está próximo de confirmar o sexto título mundial. Mas há outra marca ainda mais perto: as 91 vitórias de Michael, que um dia pareciam imbatíveis, agora veem Lewis no retrovisor. O inglês já venceu 82 GPs desde que entrou na F1, em 2007.
 
A temporada 2019 da Fórmula 1 segue em duas semanas, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, com o GP do Japão em Suzuka. 


 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.