Hamilton foi “manipulado por empresário” ao trocar McLaren por Mercedes, diz jornalista

À conceituada revista suíça ‘Speed Week’, o jornalista britânico Tony Dodgins disse que Lewis Hamilton optou por deixar a McLaren e assinar pela Mercedes apenas pelo fator financeiro. O principal artífice desta transferência foi Simon Fuller, seu empresário desde 2011

Protagonista da transferência mais impactante da F1 nos últimos anos, Lewis Hamilton decidiu, no fim de 2012, trocar a estabilidade e a competitividade na McLaren pela incerteza da Mercedes, que ostenta a mística da Flecha de Prata e o legado deixado por Juan Manuel Fangio. Contudo, na visão do jornalista britânico Tony Dodgins, o aspecto esportivo e a tradição da escuderia alemã não foram as principais razões para a saída de Hamilton para a McLaren.

Em artigo publicado na conceituada revista suíça ‘Speed Week’, o britânico disse que o dinheiro influiu diretamente na ida de Lewis para a Mercedes. O piloto recebeu uma proposta milionária, avaliada em US$ 100 milhões, por três anos de contrato, e prontamente aceitou o desafio de liderar as Flechas de Prata rumo ao topo da F1. Mas, na visão de Dodgins, o principal artífice desta transferência não foi nenhum dirigente ou mesmo a tradição da Mercedes, mas, sim Simon Fuller, seu empresário desde 2011, em substituição ao pai de Lewis, Anthony Hamilton.

Na visão de jornalista, Lewis Hamilton foi influenciado por empresário ao deixar a McLaren (Foto: Getty Images)

O jornalista é taxativo ao abordar o assunto. “Se você comparar as duas equipes, McLaren e Mercedes, o mais certo é que você chegue à conclusão que não houve razões esportivas para deixar a McLaren. Lewis está claramente manipulado por seu empresário”, comentou Dodgins, justificando a saída de Hamilton do time de Woking, cujo seu antigo chefe, Ron Dennis, apoiou a carreira do piloto desde seus 12 anos.

Fuller, diretor da XIX Entertainment Company e criador do musical ‘American Idol’, tem como seus principais agenciados no esporte David Beckham e Andy Murray. Mas para o jornalista britânico, seu interesse na F1 se resume ao fator financeiro e nem passa pela esfera esportiva. “Ele é um empresário de sucesso, mas não conhece bem o mundo da competição. Não sei se ele está realmente interessado no esporte”, criticou.

No fim do texto, Dodgins foi direto. “Esta transação está orientada unicamente pelo dinheiro. Fuller convenceu Hamilton a sair para a Mercedes pelo simples fato de que ele poderia ganhar mais dinheiro do que na McLaren”, concluiu o jornalista.

Em várias entrevistas, Hamilton disse que aceitou a proposta da Mercedes porque queria assumir um novo desafio em sua carreira como piloto, saindo da ‘zona de conforto’ que vivia na McLaren. Além disso, Lewis disse ao diário francês ‘L’Équipe’ que “definitivamente, as coisas não estavam tão boas quanto antes” pelos lados de Woking, se dizendo preparado para ter um carro inferior ao da antiga equipe em 2013.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.