Hamilton faz festa da torcida e vence na Inglaterra. Vettel e Verstappen batem

Que senhora corrida a F1 proporcionou neste domingo (14) em Silverstone! Lewis Hamilton levou a melhor após entrada do safety-car — em razão do abandono de Antonio Giovinazzi —, superou Valtteri Bottas e venceu. Charles Leclerc e Max Verstappen roubaram a cena e deram show, enquanto Sebastian Vettel protagonizou a polêmica do dia ao acertar a Red Bull do holandês

Duas semanas depois do incrível GP da Áustria, a F1 voltou a proporcionar um grande espetáculo na temporada. Em um GP da Inglaterra emocionante do início ao fim, Lewis Hamilton andou bem perto do pole Valtteri Bottas nas voltas iniciais, retardou seu pit-stop e aproveitou a entrada do safety-car — após abandono de Antonio Giovinazzi — para dar o pulo do gato. Daí em diante, o pentacampeão assumiu a liderança e seguiu na ponta até o fim das 52 voltas.

Diante da imensa massa britânica, Hamilton comemorou sua 80ª vitória na Fórmula 1, a sexta em Silverstone — triunfo que o colocou como o maior vencedor do GP da Inglaterra — e ainda fez, na volta final, a melhor marca da corrida, garantindo também um ponto extra. Bottas teve de se contentar com o segundo lugar.

Hamilton venceu, mas dois pilotos deram espetáculo: Charles Leclerc e Max Verstappen. Os protagonistas do GP da Áustria voltaram a duelar na pista, e em vários momentos com grandes disputas roda a roda e até um toque, sem maiores consequências. Leclerc terminou em terceiro, enquanto Verstappen foi apenas o quinto. O holandês acabou sendo prejudicado após ter a traseira do seu carro acertada pela Ferrari de Sebastian Vettel, com quem Max brigava pelo terceiro lugar. O alemão levou a pior, ficou com o carro avariado, terminou uma volta atrás do vencedor e ainda foi punido em 10s.

Naquela que foi, de longe, sua melhor atuação na temporada, Pierre Gasly igualou o quarto lugar obtido no GP do Bahrein do ano passado, quando ainda defendia a Toro Rosso, e terminou na quarta colocação, logo à frente de Verstappen. Como o melhor do resto, Carlos Sainz fez grande corrida para terminar na sexta colocação com a McLaren, sendo seguido pela Renault de Daniel Ricciardo. Kimi Räikkönen fez outra bela prova com a Alfa Romeo e terminou em oitavo. Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e Nico Hülkenberg, também da Renault, fecharam a lista dos dez primeiros.

Lewis Hamilton brilhou e venceu o ótimo GP da Inglaterra (Foto: Mercedes)

Saiba como foi o GP da Inglaterra de F1

Minutos antes da largada, quando os carros já estavam alinhados no grid, correria total na Red Bull. Os mecânicos corriam contra o tempo para ajustar um problema detectado em uma peça da asa traseira do carro de Max Verstappen, quarto colocado no alinhamento inicial. A Red Bull também fez mudanças de última hora também no carro de Pierre Gasly.

A largada foi dada por Justin Whiting, filho de 12 anos do saudoso Charlie Whiting, eterno diretor de corridas da F1. Nas primeiras curvas, zero incidentes entre os ponteiros. Bottas manteve a liderança, seguido muito de perto por Hamilton, com Leclerc vindo em terceiro. Max Verstappen era o quarto, mas Pierre Gasly foi ultrapassado por Sebastian Vettel ainda na largada. Em sétimo, Lando Norris superava a Renault de Daniel Ricciardo.

O que chamou a atenção foi a briga entre os dois carros da Haas. Kevin Magnussen e Romain Grosjean se tocaram, com o franco-suíço levando a pior. Os dois aproveitaram a deixa e foram aos boxes para colocar pneus duros.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas travam duelo empolgante em Silverstone (Foto: F1/Twitter)

Na quarta volta, a dupla da Mercedes protagonizou uma lindíssima batalha roda a roda. Para delírio da torcida nas arquibancadas, Hamilton colocou lado a lado, passou Bottas com ousadia, mas o finlandês deu o troco e retomou a liderança. O embate entre os dois carros prateados permitiu a aproximação da Ferrari de Leclerc, enquanto Verstappen vinha logo atrás.

Como mais uma amostra da fase horrorosa da Haas, Magnussen voltava aos boxes na volta 8. Não para trocar pneus, mas para abandonar a corrida. Grosjean não estava muito melhor e vinha na última colocação, bem distante da Williams de Robert Kubica. Mas o francês recolheu seu carro e também deixou a prova minutos depois.

A corrida era mesmo empolgante, com Hamilton se aproximando novamente de Bottas e Verstappen travando grande batalha com Leclerc pelo terceiro lugar. Vettel e Gasly — que fazia sua melhor apresentação no ano e andava no mesmo ritmo dos demais — também estavam muito perto. O francês, aliás, não tomou conhecimento e fez a ultrapassagem sobre Vettel na volta 11. Pouco depois, porém, o jovem do carro #10 foi aos boxes para colocar pneus duros.

Max Verstappen lado a lado com Charles Leclerc após pit-stop (Foto: F1/Twitter)

A Mercedes fazia uma corrida á parte, já que a diferença para o segundo pelotão era de 8s. A briga era entre Red Bull e Ferrari, e o novo ato da batalha foi a ida ao pit-stop, ao mesmo tempo, de Leclerc e Verstappen. Na saída dos boxes, melhor para o holandês, que saiu à frente. Mas depois de um erro na sequência da volta, o piloto da Ferrari passou de novo a Red Bull.

Hamilton finalmente assumiu a liderança da corrida depois que Bottas fez seu pit-stop. Com pista limpa, o pentacampeão acelerou forte, fez a volta mais rápida da corrida naquele momento e tentou o 'undercut', manobra para ganhar a posição após a parada nos boxes. Vettel, também sem ainda ter feito seu pit-stop, vinha em segundo.

Nesse meio tempo, Verstappen e Leclerc voltavam a brigar roda a roda e davam espetáculo em Silverstone. 'Mordido' depois do revés na Áustria, o monegasco tinha uma pilotagem defensiva extraordinária e não deixava espaço para ultrapassagem.

Giovinazzi erra, vai parar na brita e muda história da corrida com safety-car (Foto: F1/Twitter)

O abandono de Antonio Giovinazzi, que rodou e deixou sua Alfa Romeo na brita, levou a direção de prova a acionar o safety-car. Foi o pulo do gato para Hamilton e Vettel, que aproveitaram a deixa e foram para os boxes para fazer a troca: pneus duros para os dois. Verstappen também fez um novo pit-stop e passou a usar os compostos brancos, assim como Gasly.

A Ferrari manteve Leclerc na pista com os macios por mais uma volta e só fez nova parada com o monegasco na volta seguinte. Assim, o dono do carro #16 perdeu muito tempo e despencou para sexto. Outro erro de estratégia da equipe com Charles. Dentre os seis primeiros, apenas Bottas seguia com os pneus médios.

O safety-car deixou a pista na abertura da volta 23 com Hamilton na frente, seguido por Bottas, Vettel, Gasly, Verstappen, Leclerc, Carlos Sainz e Lando Norris, com Alexander Albon e Nico Hülkenberg fechando o top-10.

Charles Leclerc e Max Verstappen duelam roda a roda em Silverstone (Foto: F1/Twitter)

Que corridaça! Leclerc não hesitou em atacar Verstappen e deu o lado de fora para o holandês. Max respondeu, chegou a tocar no carro de Leclerc e teve de passar pela área asfaltada fora da pista para responder e se manter à frente. Charles sentia que algo estava quebrado no carro, mas a Ferrari garantia que estava tudo ok.

Para defender a posição de Verstappen contra Leclerc, a Red Bull ordenou a inversão de posições entre o holandês e Gasly, que permitiu a ultrapassagem e caiu para quinto. Max tinha ótimo ritmo, muito parecido com os dois carros da Mercedes, e partia para cima de Vettel.

Com pneus médios, Bottas conseguia ficar perto de Hamilton e estava 2s atrás. Os dois se revezavam com a melhor volta e, consequentemente, o recorde da pista. Vettel era quem tinha de ficar de olho em Verstappen, enquanto Leclerc sofria para ganhar a posição de Gasly, o que só aconteceu na volta 36. O valente francês tentou retomar o quinto lugar, mas Charles se defendeu bem. Mais atrás, a McLaren estava à frente da Renault com Sainz em sétimo e Norris em oitavo.

A corrida teve outro grande e surpreendente ato na volta 38. Verstappen pegou o vácuo da Ferrari de Vettel e, com o DRS aberto, fez a ultrapassagem. Seb tentou retomar a posição, mas errou o ponto de frenagem e acertou em cheio a traseira da Red Bull. Os dois conseguiram voltar à pista, mas o alemão, lento, se arrastva na pista e tentava voltar aos boxes. Vettel fez a troca da asa dianteira, mas tinha a corrida arruinada.

Ainda tinha mais emoção por vir, já que a chuva era uma ameaça nas dez voltas finais. Hamilton parecia ter a liderança consolidada e abria vantagem para Bottas. Leclerc vinha em terceiro, com Gasly muito perto, na quarta posição. Neste período, Vettel foi punido em 10s por ter causado a batida em Verstappen.

Antes da volta 45, a Mercedes chegou a chamar Hamilton no rádio para fazer mais um pit-stop. Mas era blefe. Na verdade, quem precisava fazer mais uma troca era Bottas, que estava com pneus médios e precisava usar outro tipo de composto. O finlandês fez a parada e colocou os macios para tentar algo no fim. De qualquer forma, Valtteri conseguiu voltar dos boxes à frente de Leclerc e praticamente garantiu o segundo lugar.  

Melhor que Bottas, apenas Hamilton, que cruzou a linha de chegada, fez a volta mais rápida no último giro, garantiu um ponto extra e comemorou a marca incrível de 80 vitórias na F1.

F1 2019, GP da Inglaterra, Silverstone, final:
 

1 L HAMILTON Mercedes 52 voltas  
2 V BOTTAS Mercedes +24.928  
3 C LECLERC Ferrari +30.117  
4 P GASLY Red Bull Honda +34.692  
5 M VERSTAPPEN Red Bull Honda +39.458  
6 C SAINZ JR McLaren Renault +53.639  
7 D RICCIARDO Renault +54.401  
8 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari +1:05.540  
9 D KVYAT Toro Rosso Honda +1:06.729  
10 N HÜLKENBERG Renault +1:12.733  
11 L NORRIS McLaren Renault +1:14.617  
12 A ALBON Toro Rosso Honda +1:21.086  
13 L STROLL Racing Point Mercedes +1 volta  
14 G RUSSELL Williams Mercedes +1 volta  
15 R KUBICA Williams Mercedes +1 volta  
16 S VETTEL Ferrari +1 volta  
17 S PÉREZ Racing Point Mercedes +1 volta  
18 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +32 voltas NC
19 R GROSJEAN Haas Ferrari +43 voltas NC
20 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +46 voltas NC
           
VMR L HAMILTON Mercedes 1:27.369 Volta 52
           
REC V BOTTAS Mercedes 1:25.093 13/07/2019

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.