Hamilton domina GP da Espanha e conquista segunda vitória consecutiva em 2018. Vettel fica fora do pódio
A Mercedes comandou como quis o GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2018. Usando bem os pneus macios e médios, Lewis Hamilton foi sempre o mais rápido e sai de Barcelona com mais uma vitória, além da liderança isolada do campeonato
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
A Mercedes se apresentou imbatível, neste domingo (13), em Barcelona. Especialmente com Lewis Hamilton. O inglês comandou a corrida catalã como quis e foi sempre o mais rápido, tirando proveito do melhor desempenho do carro alemão com os pneus macios e médios, e nem uma tática diferente da Red Bull ameaçou a liderança. O tetracampeão precisou de apenas um pit-stop para garantir o triunfo, o 64º da carreira e apenas o segundo de maneira consecutiva em 2018. O resultado ainda o fez disparar na ponta do campeonato. Agora são 17 pontos de vantagem para o principal adversário, Sebastian Vettel.
Valtteri Bottas completou a dobradinha e o domínio do time prata na Catalunha. A Red Bull agiu bem nos boxes e beliscou o pódio com Max Verstappen. A parada tardia e o auxílio de um safety-car virtual ajudaram a esquadra a alcançar o terceiro posto.
A Ferrari acabou a prova fora do top-3. Vettel cruzou a linha de chegada em quarto, buscando Verstappen. Mas muito do resultado ferrarista se deveu a um erro de estratégia e a uma falha de rendimento dos pneus mais duros da Pirelli. O outro carro vermelho sequer terminou a corrida. Kimi Räikkönen se viu fora das ações ainda na metade da prova. Daniel Ricciardo fechou os cinco primeiros.
A F1 volta daqui a duas semanas com o GP de Mônaco, a sexta etapa da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Confira como foi o GP da Espanha de F1
Por conta dos reparos na pista e em função da quantidade de detritos, a direção de prova acionou o safety-car. Então, a ordem da corrida passava a ser: Hamilton, Vettel, Bottas, Räikkönen, Verstappen, Ricciardo, Magnussen, Sainz, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Alonso, Lance Stroll, Sergio Pérez, Stoffel Vandoorne, Ericsson, Brendon Hartley e Sergey Sirotkin.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Bottas, então, precisou de mais algumas curvas para superar Magnussen. E aí começou a perseguir o alemão da Ferrari. Enquanto isso, lá na frente, Hamilton seguia com um ritmo muito forte, abrindo mais de 17s para Räikkönen, agora em segundo, à frente de Verstappen e Ricciardo, Vettel Bottas, Magnussen, Sainz, Ocon e Pérez. Já Alonso deixava o top-10 porque também decidiu parar no giro 23 – o espanhol mudou os supermacios da largada para os médios.
E ainda na volta 26, foi a vez de Hamilton parar. O inglês foi aos boxes para pegar os pneus médios e voltou entre os carros da Red Bull. Então, Max passou a liderar a corrida, mas sem pit-stop. Lewis vinha 1s atrás, andando muito mais veloz. Ricciardo já tinha 8s2 de desvantagem, também sem parada. Vettel e Bottas completavam os cinco primeiros.
A Red Bull esticou o primeiro stint o quanto deu, e chamou Ricciardo na volta 33. Max veio na seguinte. Os dois também calçaram os pneus médios em uma clara tática de uma única parada. Assim, com todos os pit-stops feitos, a ordem da corrida era: Hamilton, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Magnussen, Sainz, Leclerc, Alonso, Pérez, Stroll, Ericsson, Vandoorne, Hartley, Ocon e Sirotkin.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Com 12 voltas para o fim, a Mercedes mantinha a dobradinha lá na frente, sem qualquer esboço de novo pit-stop – na verdade, seguiria assim até o fim. Mais atrás, Vettel teimava em alcançar Verstappen. Ricciardo vinha distante dos dois, mas andando muito forte. Magnussen, Sainz, Alonso, Leclerc e Pérez fechavam o grupo da zona de pontuação.
No fim da contas, não houve mudanças na ordem. Vettel ainda tentou uma última vez atacar Verstappen, mas desistiu e teve de se contentar com o quarto posto, em um dia fora do pódio. Lá na frente, Hamilton cruzou a linha de chegada para vencer pela segunda vez consecutiva neste ano. Bottas garantiu a dobradinha, com Verstappen em terceiro. Ricciardo completou a lista dos cinco. Pontuaram também: Magnussen (sexto), Sainz (sétimo), Alonso (oitavo), Pérez (nono) e Leclerc (décimo), com a Sauber – pela segunda vez também.
F1 2018, GP da Espanha, Barcelona, Final:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 66 voltas | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +20.593 | ||
3 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | +26.873 | ||
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | +27.584 | ||
5 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +50.058 | ||
6 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +1 volta | ||
7 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | +1 volta | ||
8 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | +1 volta | ||
9 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1 volta | ||
10 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | +2 voltas | ||
11 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +2 voltas | ||
12 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | +2 voltas | ||
13 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +2 voltas | ||
14 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | +2 voltas | ||
15 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | NC | ||
16 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | NC | ||
17 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | NC | ||
18 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | NC | ||
19 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | NC | ||
20 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | NC |