Hamilton completa fim de semana perfeito com passeio e vence GP da França. E Alonso fica ‘pistola’ com McLaren

Sebastian Vettel bateu em Valtteri Bottas na primeira curva do GP da França e deixou o caminho livre para Lewis Hamilton, que não teve dificuldade alguma. Max Verstappen e Kimi Räikkönen completaram o pódio, enquanto o alemão fechou em quinto. E Fernando Alonso não suportou por ver novamente a McLaren fraca e sem competitividade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foi um verdadeiro passeio. Lewis Hamilton dominou todo o fim de semana do GP da Espanha e confirmou toda a força exibida em Paul Ricard com uma vitória inapelável, a sua 65ª como piloto de F1. Praticamente de ponta a ponta, o tetracampeão não teve adversários no GP da França, ainda mais depois de ver, pelo retrovisor, Sebastian Vettel acertar o carro de Valtteri Bottas, o que levou os dois a rodarem na primeira curva. Caminho livre para Hamilton não apenas voltar a vencer, mas abrir vantagem para o maior rival na luta pelo título neste domingo (24). Agora, 14 pontos separam os dois grandes candidatos à taça.

Vettel teve de se contentar com a quinta posição na corrida. A segunda posição ficou com Max Verstappen, que se manteve atrás do líder desde a confusão na primeira volta. E Kimi Räikkönen, ainda que bastante discreto do início ao fim da corrida, conseguiu ainda salvar um pódio deois de passar Daniel Ricciardo nas voltas finais. 

Lewis Hamilton passeou no GP da França deste domingo (Foto: Beto Issa)

E Fernando Alonso viveu um dia para esquecer. Mas que vai ser lembrado por mostrar ao mundo que sua paciência com a McLaren acabou. Ao se ver sem condições sequer de passar a Sauber de Charles Leclerc, o bicampeão do mundo ficou 'pistola' e disparou contra a equipe via rádio: "Não tenho freios, não tenho pneus, estou fora dos pontos… Não sei vocês, mas não estou ligando muito para o resultado". Tudo isso exatamente uma semana depois de vencer as 24 Horas de Le Mans. Alonso abandonou no fim da disputa por conta de uma avaria na suspensão traseira esquerda.

Kevin Magnussen foi o sexto, à frente de Bottas, que nem de longe ficou perto da grande performance do seu companheiro de equipe. Carlos Sainz somou quatro pontos com o oitavo lugar e fechou à frente de Nico Hülkenberg. E Charles Leclerc fechou um grande fim de semana novamente na zona de pontos, sendo o décimo colocado.

A F1 volta já nesta próxima semana com a disputa do GP da Áustria no Red Bull Ring, em Spielberg. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o GP da França de F1

A largada foi caótica para Valtteri Bottas e Sebastian Vettel. O finlandês conseguiu se manter à frente do alemão e logo atrás de Lewis Hamilton, o pole-position. Mas o alemão acabou tocando a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo de Bottas. Os dois se arrastaram para os boxes para fazer os reparos no carro. Vários pilotos escaparam na primeira curva. Quem se deu melhor foi Carlos Sainz, que pulou para terceiro, atrás de Max Verstappen, o segundo, e Daniel Ricciardo, quarto. Kevin Magnussen aparecia em quinto, seguido por Charles Leclerc. Na confusão, o safety-car foi acionado pela direção de prova.

Num dia de festa para o automobilismo francês, os donos da casa se encontraram nas primeiras curvas. Os jovens Esteban Ocon e Pierre Gasly foram envolvidos num toque causado por Romain Grosjean, se tocaram e tiveram seus carros bastante danificados, abandonando a prova logo no começo. Assim, o único dos franceses na pista era o piloto da Haas, em oitavo, logo atrás de Kimi Räikkönen.Vettel e Bottas conseguiram voltar, ainda que no fim do pelotão. 31 voltas depois, Romain foi punido em 5s por ter causado o acidente com os compatriotas.

Vettel acerta Bottas na primeira curva, e os dois rodam no início do GP da França (Foto: Reprodução)

O safety-car voltou para os pits na sexta volta. Hamilton sequer foi pressionado e tratou de abrir vantagem para o restante do pelotão. Räikkönen abria caminho para passar Leclerc e atacar Magnussen na luta pela quinta posição. E, no fim da fila, Vettel mostrava que estava nos seus piores dias e tocava na McLaren de Fernando Alonso, fazendo o bicampeão mundial rodar.

Hamilton liderava a corrida com extrema tranquilidade. Apenas um grande erro ou uma falha na sua Mercedes seria capaz de tirar uma vitória certa. Sainz era ultrapassado por Ricciardo, que entrava no top-3, e passava a ser atacado por Räikkönen. E a punição a Vettel finalmente era anunciada: 5s a cumprir nos boxes ou então acrescidos ao tempo total de prova. O alemão aparecia em décimo na volta 11, depois de passar Nico Hülkenberg, enquanto Bottas vinha em 12º.

Vettel mostrava ser muito mais combativo que Bottas, abria caminho e fazia bela corrida. O alemão conseguia passar Sergio Pérez e Romain Grosjean para avançar à oitava posição. Valtteri subia para 11º depois de ganhar a colocação de Pérez, que estava longe de ter o melhor ritmo com a Force India.

Sebastian Vettel foi o grande nome da corrida neste domingo (Foto: Ferrari)

Seb era, de fato, o grande destaque de uma corrida que não tinha nenhuma briga real pela vitória. Vettel passava Leclerc com tranquilidade e, com a ajuda da asa móvel, também passava Sainz, partindo então para cima do seu companheiro de equipe, que seguia muito discreto. Mais discreto ainda estava Bottas, que aparecia apenas em décimo, enquanto Vettel vinha em quinto. Quem também indicava que vinha com tudo era a chuva, fator que poderia mudar toda a dinâmica da disputa.

Com 26 voltas, Verstappen abriu a janela de troca de pneus para os primeiros colocados, com a Red Bull calçando os macios para o holandês ir até o fim. Outro que fazia sua parada era Sainz. Na saída, ficou claro o quanto o trecho é perigoso por lançar o piloto dos pits direto na reta dos boxes, onde os outros aceleram com velocidade muito maior. Por sorte, não houve maiores consequências. E Pérez, pouco deopis, recolhia para os boxes da Force India e encerrava sua jornada em Paul Ricard após sofrer problemas no motor.

Depois que voltou dos boxes, Verstappen andava à frente de Vettel e Ricciardo. O holandês, no entanto, reclamava de vibrações no seu carro, mas mantinha um ritmo forte pista e só esperava o pit-stop de Räikkönen para voltar à segunda colocação. Tanto que Max, pouco depois, conseguia fazer a melhor volta da corrida naquele momento.

Trabalho da Red Bull no pit-stop de Daniel Ricciardo em Paul Ricard (Foto: Red Bull Content Pool)

Hamilton finalmente fez seu pit-stop ao fim da volta 33. Kimi tomou a ponta de forma momentânea, mas logo o 'Homem de Gelo' realizou a troca de pneus, mudando de ultra para supermacios. E Ricciardo, com pneus em melhor estado, conseguia passar Vettel para voltar ao terceiro lugar.

Lá no fim do grid, McLaren e Williams faziam uma péssima corrida. Novamente. Sergey Sirotkin e Lance Stroll andavam no fim do grid, e Alonso não tinha ritmo sequer para conseguir ultrapassar a Sauber de Leclerc, que vinha em 12º. Por sua vez, Vandoorne tinha um desempenho um pouco mais decente e aparecia em nono lugar. Räikkönen também mostrava um melhor rendimento depois de ter trocado os pneus e conseguia cravar a então melhor volta da corrida.

Não havia nenhum sinal ou ameaça de chuva. A prova, definitivamente, caminhava para seu fim com a pista seca. Um problema a menos para Hamilton e uma chance perdida de virada para quem esperava pelo imponderável. 

A prova registrou dois momentos emblemáticos. O primeiro deles foi a ultrapassagem de Räikkönen sobre Vettel, com o finlandês subindo para quarto. Depois, Alonso não suportou por se ver novamente sem competitividade e bradou via rádio: "Não tenho freios, não tenho pneus, estou fora dos pontos… Não sei vocês, mas não estou ligando muito para o resultado", além de outro trecho inaudível. Bottas enfrentava problemas no seu pit-stop, enquanto Vettel fazia uma nova troca, com a Ferrari espetando pneus ultramacios para ir até o fim. Neste período, Seb pagou a punição de 5s.

Nas voltas finais, Räikkönen manteve o forte ritmo e conseguiu se aproximar para ultrapassar Ricciardo, garantindo um lugar no pódio após um empolgante duelo. Lá atrás, Alonso não conseguia oferecer resistência ao companheiro de equipe. Vandoorne, que havia parado para trocar pneus, subia para 12º, logo à frente do espanhol, que abandonou logo depois por conta de um problema na suspensão traseira esquerda.

No fim da corrida, a direção de prova acionou o safety-car virtual após Stroll escapar com um pneu furado e espalhar detritos da pista. Logo que a prova retomou seu ritmo normal, Hamilton confirmou uma vitória dominante em Le Castellet. Lewis colocava a Mercedes de volta ao topo do pódio e, de quebra, retomava a liderança da temporada 2018 da F1.

F1 2018, GP da França, Paul Ricard, final:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 53 voltas  
2   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer +7.090  
3   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari +25.888  
4   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer +34.736  
5   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari +1:01.935  
6   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari +1:19.364  
7   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes +1.20.632  
8   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault +1:27.184  
9   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault +1:31.989  
10   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari +1:33.873  
11   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari +1 volta  
12   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault +1 volta  
13   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari +1 volta  
14   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda +1 volta  
15   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes +1 volta  
16   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault +3 voltas NC
17   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes +5 voltas NC
18   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes +24 voltas NC
19   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes +53 voltas NC
20   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda +53 voltas NC
HISTÓRIA ESCRITA SEM BRILHO

REGULAMENTO TIRA BRILHO DE VITÓRIA DA TOYOTA EM LE MANS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.