Há 20 anos, Ayrton Senna conquistava última vitória da carreira na F1 no GP da Austrália
Prova nas ruas de Adelaide também marcou a despedida de Ayrton Senna da McLaren e a última corrida da carreira de Alain Prost, principal adversário do brasileiro
No dia 7 de novembro de 1993, a F1 viu Ayrton Senna conquistar a última vitória da carreira, no GP da Austrália. Realizada nas ruas de Adelaide, a prova encerrou a temporada daquele ano, que àquela altura já tinha Alain Prost como campeão mundial – o francês chegara ao quarto título.
O ano de 1993 foi marcado, apesar dos lampejos do brasileiro na primeira parte da temporada – conquistando três vitórias nas seis primeiras corridas –, pelo domínio do conjunto Williams-Renault, que emedou sete vitórias nas sete etapas seguintes – quatro com o francês e três com o então jovem Damon Hill.
No GP de Portugal, Prost confirmou o tetracampeonato, com duas provas de antecedência. Na corrida seguinte, o GP do Japão, Senna conquistou a vitória. Equipes e pilotos foram então, para a última etapa da temporada, o GP da Austrália, no circuito de rua de Adelaide.
No treino classificatório, Senna fez jus à fama de piloto veloz em uma volta, que carregou durante toda a carreira, e conquistou a pole-position, com 1min13s371, 0s436 mais veloz do que Prost, o segundo colocado. A segunda fila foi formada por Hill e Michael Schumacher, então em seu segundo ano na categoria. Rubens Barrichello, estreante em 1993, partiu da 13ª posição com a Jordan.
A corrida só teve início na terceira tentativa de largada. Na primeira, Ukyo Katayama ficou com a Tyrrell parada no grid; na segunda, Eddie Irvine errou o lugar no qual deveria parar sua Jordan, além de também não conseguir mover o carro. O japonês e o irlandês foram movidos para as últimas posições e, então, a prova pôde ser iniciada.
Senna manteve a liderança e conseguiu abrir uma vantagem confortável sobre Prost, que era seguido de perto por Hill e Schumacher. O alemão superou o inglês e tentou se aproximar do francês, mas fez sua parada na 15ª volta, voltando em quarto. Cinco voltas depois, o motor Ford da Benetton do germânico quebrou e ele foi obrigado a abandonar.
O brasileiro fez seu primeiro pit-stop na 24ª volta. Prost assumiu a liderança, mas permaneceu na posição apenas até o momento de sua entrada nos boxes, cinco voltas depois. Quando Senna realizou a segunda troca de pneus, no 55º giro, tanto Prost quanto Hill já tinham feito o mesmo, permitindo ao piloto da McLaren voltar à pista ainda na primeira posição.
Nas 24 voltas seguintes, bastou para Senna administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando a 41ª e última vitória da carreira. No pódio, o clima era de emoção. Senna fazia a sua participação final na McLaren – o brasileiro fora anunciado em outubro como piloto da Williams para a temporada seguinte –, enquanto Prost encerrava a carreira.
Os protagonistas de uma das maiores rivalidades da categoria, que não se falavam há anos – fruto das intensas disputas por títulos nos anos de 1988, 1989 e 1990 – subiam juntos a um pódio pela última vez. O brasileiro puxou o francês pelo braço e o colocou ao lado, no lugar destinado ao vencedor, em uma imagem marcante – para a história da categoria e para o início da reconciliação entre os dois, que voltariam a se falar.
F1 1993, GP da Austrália, Adelaide, Final:
1 | Ayrton SENNA | BRA | McLaren Ford | 1:43:27.476 | 79 voltas | |
2 | Alain PROST | FRA | Williams Renault | +9.259 | ||
3 | Damon HILL | ING | Williams Renault | +33.902 | ||
4 | Jean ALESI | FRA | Ferrari | +1 volta | ||
5 | Gerhard BERGER | AUT | Ferrari | +1 volta | ||
6 | Martin BRUNDLE | ING | Ligier Renault | +1 volta | ||
7 | Aguri SUZUKI | JAP | Footwork Mugen-Honda | +1 volta | ||
8 | Riccardo PATESE | ITA | Benetton Ford | +2 voltas | NC | |
9 | Mark BLUNDELL | ING | Ligier Renault | +2 voltas | ||
10 | Derek WARWICK | ING | Footwork Mugen-Honda | +2 voltas | ||
11 | Rubens BARRICHELLO | BRA | Jordan Hart | +3 voltas | ||
12 | Erik COMAS | FRA | Larrousse Lamborghini | +3 voltas | ||
13 | Andrea DE CESARIS | ITA | Tyrrel Yamaha | +4 voltas | ||
14 | Toshio SUZUKI | JAP | Larrousse Lamborghini | +5 voltas | ||
15 | Karl WENDLINGER | AUT | Sauber | +6 voltas | NC | |
J.J. LEHTO | FIN | Sauber | 56 voltas | |||
Jean-Marc GOUNON | FRA | Minardi Ford | 34 voltas | |||
Mika HÄKKINEN | FIN | McLaren Ford | 28 voltas | NC | ||
Michael SCHUMACHER | ALE | Benetton Ford | 19 voltas | NC | ||
Ukyo KATAYAMA | JAP | Tyrrel Yamaha | 11 voltas | NC | ||
Eddie IRVINE | IRL | Jordan Hart | 10 voltas | NC | ||
Johnny HERBERT | ING | Lotus Ford | 9 voltas | NC | ||
Pierluigi MARTINI | ITA | Minardi Ford | 5 voltas | NC | ||
Pedro LAMY | POR | Lotus Ford | 0 voltas | NC | ||
Melhor volta | ||||||
Damon HILL | ING | Williams Renault | 1:15.381 | volta 64 | ||
Condições do tempo | NUBLADO, QUENTE, SECO |