Gutiérrez alfineta escolha dos pilotos para 2015 e admite surpresa com falta de competitividade da Sauber neste ano

Esteban Gutiérrez afirmou que a falta de competitividade da Sauber em 2014 pegou "pegou a todos de surpresa" e não deixou de alfinetar a escolha da dupla de pilotos da equipe suíça

Agora novo piloto reserva da Ferrari para 2015, Esteban Gutiérrez afirmou que a perda de competitividade da Sauber neste ano "pegou a todos de surpresa". O mexicano enfrentou um campeonato decepcionante em 2014, apenas sua segunda temporada, e viu a equipe suíça terminar o Mundial sem pontos.

Para a próxima temporada, Gutiérrez ficou sem vaga titular, depois que o time helvético decidiu mudar a dupla por completo. O sueco Marcus Ericsson e o brasileiro Felipe Nasr serão os responsáveis por defender a esquadra suíça em 2015. Assim sendo, o piloto de 23 anos teve de aceitar o cargo de reserva em Maranello.

Esteban Gutiérrez vai trabalhar na Ferrari em 2015 (Foto: Getty Images)

"O desempenho da Sauber pegou a todos de surpresa e, por isso mesmo, as coisas foram mais difíceis do que o esperado", afirmou o mexicano em declaração à revista inglesa 'Autosport'. "E não foi uma frustração só para os pilotos, mas também para a equipe", completou.

Gutiérrez afirmou ainda que a falta de velocidade e a frágil confiabilidade do C33 encobriram o progresso que fez durante a segunda metade da temporada. "Acho que consegui dar um grande passo à frente com relação à minha estreia. Mostrei progresso e também fui forte para enfrentar os desafios que surgiram. Obviamente, não foi uma situação perfeita, mas é uma experiência que vai me ajudar muito no futuro."

"De certa forma, eu agradeço por isso, porque são coisas te fazem ficar mais forte e preparado. Mas realmente também fique bem desapontado", acrescentou.

Por fim, o mexicano não escondeu também a frustração de ter sido preterido na Sauber e alfinetou a escolha da equipe para 2015. "É bastante decepcionante, mas, ao mesmo tempo, você precisa aceitar a situação e seguir em frente. Eu me sinto grato a todos os engenheiros, a cada mecânico com quem trabalhei todos esses anos. Neste momento, a situação da Sauber é realmente um desafio em todos os sentidos", disse.

"Eles mudaram um pouco o interesse no que procuravam nos pilotos. Acho que a maioria das pessoas na equipe sabe o quanto de esforço e eu coloquei para melhorar a situação, trabalhando muito junto com a equipe nos momentos difíceis, mas parece que algumas pessoas não viram dessa forma", encerrou Esteban.

DUELO ENTRE HAMILTON E ROSBERG F1 2014 ANO DA MONOTONIA
O segundo capítulo da RETROSPECTIVA 2014 do GRANDE PRÊMIO trata da disputa interna dos dois pilotos da Mercedes. Dá para dizer que o Mundial viu uma boa batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Não chega a ser uma das maiores da história, mas certamente foi boa o bastante para agradar quem a acompanhou.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.