Grosjean critica Verstappen e diz que esperava pedido de desculpas após acidente em Mônaco: “É decepcionante”

Romain Grosjean traçou um paralelo com sua própria carreira e recordou dos tempos de regresso à F1, quando foi duramente criticado pela postura bastante agressiva e chegou a ser chamado de ‘maníaco da primeira volta’ por Mark Webber, mas garante que aprendeu com os erros. O franco-suíço, no entanto, disse que o incidente com Max Verstappen em Mônaco é caso encerrado

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean foi bastante procurado nesta quinta-feira (4), em Montreal, para falar sobre Max Verstappen, ainda na esteira do forte acidente ocorrido na volta 64ª do GP de Mônaco, há quase duas semanas, quando o holandês bateu na traseira do Lotus Mercedes E23 do franco-suíço e se chocou com violência no softwall do guard-rail na curva Sainte Dévote. Às vésperas de disputar o GP do Canadá, Romain não escondeu sua decepção com a postura de Verstappen: primeiro, pelo holandês tê-lo acusado de fazer um brake-test, culpando-o pelo acidente no Principado. E depois, por não ter pedido desculpas ao ter provocado a batida.

Grosjean traçou um paralelo entre Max e sua própria carreira. Em 2012, depois de regressar ao grid da F1 após completar algumas provas como substituto de Nelsinho Piquet na Renault em 2009, Romain foi duramente criticado pela postura agressiva na pista e pelos muitos erros cometidos, sendo chamado de ‘maníaco da primeira volta’ por Mark Webber. Hoje, o piloto de 29 anos garante que aprendeu com os erros e disse que gostaria de ver Verstappen assumindo a mesma postura: reconhecer as falhas para aprender com elas.

Acidente entre Verstappen e Grosjean segue repercutindo no mundo da F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

“Cometi erros, muitos deles. Fui chamado de maníaco da primeira volta — obrigado, Mark —, o que me dói um pouco. Mas aprendi com eles, eles me fizeram muito mais forte. Já estive no pódio, por isso não há problema em sofrer um acidente ou cometer um erro numa corrida”, afirmou o décimo colocado no Mundial de Pilotos durante entrevista coletiva nesta quinta-feira no Circuito Gilles Villeneuve.

“A única coisa é admitir isso, aprender a partir disso e se desculpar com as pessoas que você bateu”, afirmou Romain, chateado por não ter recebido um pedido de desculpas de Verstappen. “É decepcionante. Estivemos diante dos comissários depois do GP, bati nas costas dele, e ele poderia ter dito ‘sinto muito’. Mas, em seguida, ele disse que eu fiz um brake-test, o que é completamente equivocado porque freei mais tarde que na volta anterior.”

“Não é a forma que você gostaria que as coisas acontecessem”, lastimou Grosjean.

Durante coletiva de imprensa promovida pela FIA nesta tarde em Montreal, Verstappen disse que não vai mudar sua postura. O adolescente holandês foi além ao rebater as críticas sofridas por Felipe Massa. “Agora todo mundo se acha no direito de falar algo, mas você deveria olhar para o que aconteceu com você no passado.”

“Eu olhei a telemetria e não freei mais tarde, tinha freado mais tarde antes. Recebi uma punição, vou focar aqui no Canadá e ver como me recuperar. Não tem motivo para continuar focando em Mônaco, vou focar no Canadá e tentar marcar pontos de novo. Não vou mudar meu estilo de pilotagem”, bradou o menino Max.

A declaração de Verstappen foi vista com ressalvas por Grosjean, que voltou a destacar sua capacidade como piloto. “Max é muito, muito talentoso, e o que ele tem feito é muito impressionante, mas ele cometeu um erro. Acho que é decepcionante que ele não tenha aprendido com isso. Mesmo esta manhã, na coletiva de imprensa, ele disse que ‘vai pilotar da mesma forma’.”

“A F1 é perigosa, e você precisa manter isso em mente”, advertiu Romain, disposto a virar a página. “É caso encerrado. A única coisa que eu desejo é que ele aprenda com isso, então terei a certeza de que ele terá corridas muito bem-sucedidas”, concluiu o piloto da Lotus.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.