Russell se diz “chocado” com Mercedes mais de 1s atrás de Leclerc em Baku

O quinto lugar no Azerbaijão, na visão de Russell, foi bom, mas ainda assim, muito aquém do que se espera de uma claudicante Mercedes e um W13 sem downforce

George Russell viveu uma classificação de sentimentos mistos após o quinto lugar obtido neste sábado (11) no Azerbaijão. Embora a volta de 1min42s712 tenha sido excelente com um W13 claudicante, ainda assim, a distância para o pole-position, Charles Leclerc, ficou em 1s353.

Ao final da sessão, o britânico da Mercedes deu um panorama geral de como foi seu desempenho. “O carro parecia bom, mas obviamente é chocante cruzar a linha de chegada e estar um segundo e pouco atrás do pole”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

George evitou tecer críticas mais severas à equipe, porém, sabe que a Mercedes está bem distante das líderes da temporada, sobretudo em uma pista de alta como é a de Baku. “Os carros mais lentos estão próximos de nós do que estamos de Red Bull e Ferrari, ou seja, a menos que haja um safety-car ou outros problemas pela frente, só assim podemos avançar. Temos alguns carros rápidos atrás de nós, como Alpine e Gasly”.

George Russell larga na quinta colocação no GP do Azerbaijão deste domingo (Foto: Mercedes)

Sobre um possível favorecimento a Lewis Hamilton no Q3, Russell mostrou incômodo com o questionamento e deu sua versão do fato. “Já me perguntaram isso algumas vezes, mas não, o que houve foi que abortei minha volta e, como estava um pouco mais à frente, Lewis se aproveitou do vácuo naquela volta”, falou.

Em relação ao desempenho do W13, Russell afirmou que a equipe busca mais potência e trabalha duro para trazer desempenho para o carro, mas está difícil. “Este fim de semana trouxe as nossas fraquezas à tona. Estamos lutando por mais, mas não temos o downforce necessário. Sabemos que há muito a tirar do carro, mas fundamentalmente não podemos extraí-lo”, completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a programação indica largada às 8h [de Brasília, GMT-3].

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.