FOTO: Mick Schumacher pilota Benetton do primeiro título do pai na F1 pouco antes da largada do GP da Bélgica

Quase 25 anos depois de Michael Schumacher ter vencido sua primeira corrida na carreira como piloto de F1 em Spa-Francorchamps, o filho Mick Schumacher, aos 18 anos, acelerou o Benetton-Ford B194 no icônico traçado belga neste domingo (27)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A emoção tomou conta de Spa-Francorchamps e fez o mundo do esporte recordar o legado do maior campeão da história da F1. Filho do heptacampeão Michael Schumacher, Mick Schumacher, de 18 anos, guiou o Benetton-Ford B194 com o qual o pai faturou a primeira pole e também o primeiro título da carreira, em 1994. Diante das arquibancadas lotadas do circuito belga neste domingo (27), pouco antes da largada da 12ª etapa da temporada, o adolescente alemão acelerou com um capacete estilizado com metade do seu habitual desenho de capacete e a outra metade com a pintura usada pelo pai naquela temporada.

A homenagem foi promovida pela organização do GP da Bélgica como parte das recordações sobre a primeira vitória de Schumacher na F1. Há 25 anos, mais precisamente em 30 de agosto de 1992, na mesma Spa-Francorchamps onde fez sua estreia um ano antes, o alemão vencia pela primeira vez no Mundial. No entanto, o Benetton-Ford B192 guiado por Michael naquela prova não pode ser pilotado por Mick em razão de problemas mecânicos no bólido. Assim, a alternativa escolhida para a homenagem foi o B194, que funcionou de forma perfeita.

Mick Schumacher emocionou o mundo da F1 neste domingo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Poucas foram as atualizações visíveis no carro esteve no uso dos pneus. Ao invés dos Goodyear, fornecedora da F1 à época, o Benetton-Ford guiado por Mick Schumacher no começo desta tarde em Spa esteve calçado com os pneus Pirelli na sua configuração mais dura, identificada pela cor laranja, não mais em uso nesta temporada na F1. Outro detalhe que chamou a atenção foi a inscrição #KeepFightingMichael, destacada na lateral do B194.

Com o B194, Schumacher conquistou a primeira pole da carreira, em Mônaco, e outras cinco na sequência de 1994. Michael conquistou oito vitórias naquela temporada e o título, que veio na última corrida do ano após manobra polêmica e a batida na Williams de Damon Hill, que virou o principal piloto da escuderia britânica após a morte de Ayrton Senna.

Detalhe do capacete: meio Mick, meio Michael, todo Schumacher (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Curiosamente, Schumacher venceu o GP da Bélgica de 1994, mas foi desclassificado pelo fato de a prancha de madeira instalada no assoalho do seu carro estar 1mm abaixo do permitido pelo regulamento.

Aos 48 anos, Schumacher luta pela vida e busca se recuperar de um gravíssimo acidente sofrido na estação de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses em 29 de dezembro de 2013. Desde então, são raríssimas as notícias sobre seu estado de saúde.

Assim, Mick busca manter o legado do pai nas pistas. O alemão, vice-campeão da F4 Alemã e também da F4 Italiana no ano passado, faz em 2017 sua estreia na concorrida F3 Europeia, tendo como um dos oponentes Pedro Piquet, filho mais novo do tricampeão do mundo e o segundo companheiro de equipe de Schumacher na F1, Nelson Piquet. Mick ocupa a 11ª colocação na temporada.

Tão logo desceu do carro e falou com os jornalistas, o filho do heptacampeão não escondeu a satisfação: "Conseguir pilotar o carro de F1 aqui é simplesmente incrível. Foi muito especial dar esta volta", declarou.

“Há muita história com esse carro, por isso fiquei feliz em poder pilotá-lo. Jamais vi tantas pessoas em um só lugar num fim de semana de corrida, então foi muito divertido. Temos muita potência na F3, mas a velocidade final não é tão impressionante. Aqui temos uma velocidade final maior, onde o motor é forçado até atingir o limitador”, comparou.
Mick mantém vivo o legado de Michael Schumacher e emociona o mundo da F1 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sobre o design do capacete, representando pai e filho lado a lado, Mick comentou. “É bom ter os dois lados. É parte da história, então consegui colocar no meu capacete. Aprendi muito com ele, sempre olho para sua carreira, e é bom ver o que ele conquistou, todas as coisas”, destacou o alemão.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de F1 por meio do novo livetiming. A largada está prevista para logo mais, às 9h (hora de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.