Fórmula 1 estuda testar novos formatos durante fins de semana de GP em 2020

O Liberty Media, proprietário da Fórmula 1, fez uma proposta ousada às equipes como forma de melhorar os finais de semana de GP. O grupo quer testar as ideias durante as etapas do ano que vem, e isso inclui até uma possível corrida de classificação para formar o grid de largada

A Fórmula 1 estuda testar novos formatos para os fins de semana de corrida em algumas etapas na temporada 2020. As ideias propostas pelo Liberty Media, o grupo que detém os direitos da maior das categorias, serão agora debatidas pelas equipes nas próximas semanas. 
 
Antes da aprovação final do regulamento de 2021, a proprietária da F1 deseja avaliar alguns ajustes diferentes, incluindo uma corrida de classificação no sábado, para formar o grid de largada. Diretor-esportivo da F1, Ross Brawn acredita que a única maneira de o campeonato decidir sobre as mudanças é experimentá-las antes."Gostaria de nos ver tentando algumas coisas em 2020", revelou o inglês à emissora Sky Sports F1. "Em 2020, temos uma plataforma estável com os carros e as coisas não devem mudar muito, então acho que seria uma boa oportunidade de experimentar algumas variações em uma ou duas corridas."
 
"Não vejo outra maneira de progredirmos logicamente no formato de corrida. O formato básico da corrida é bom, mas seria interessante uma prova sprint ou alguma variação na classificação também", completou o dirigente.
F1 estuda mudar o formato dos finais de semana de GP (Foto: AFP)

Brawn ainda afirmou que crê no apoio das equipes. "Acho que os times estão dispostos a fazer algumas alterações no sábado para ver se conseguimos encontrar uma solução melhor."

 
A proposta, na verdade, encontra alguma resistência ainda, embora alguns chefes estão realmente propensos a aceitar os testes. Otmar Szafnauer, diretor da Racing Point, disse que é favor de tentar coisas novas. "A última vez que nos reunimos, discutimos sobre alguns formatos no sábado para embaralhar o grid no domingo. Teremos mais discussões entre Monza e Cingapura. Mas se quisermos mesmo dar um passo à frente, não há nada de errado em tentar e ver o que acontece, ter uma resposta dos fãs, por exemplo. Eu sou a favor."
 
A Haas, por outro lado, tem mais reservas sobre o assunto. "O que precisamos fazer é garantir que, mudando o formato, nos custos não aumentem. Se alterarmos o formato e custar mais, não é sustentável", disse Gunther Steiner.

A F1 tem até setembro para apresentar todas as propostas do regulamento 2021. 

O segundo treino livre do GP da Bélgica está marcado para logo mais, às 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.


 
Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.