Ford se interessa por retorno à F1 e estuda parceria de motores com Red Bull em 2026

Fora da Fórmula 1 desde 2004, a Ford teria se interessado em se tornar parceira da Red Bull em 2026, ano da introdução dos novos motores da principal categoria do automobilismo mundial

A Ford estaria interessada em retornar à Fórmula 1 em uma parceria com a Red Bull. De acordo com o Motorsport.com, a montadora americana estaria explorando suas opções e os taurinos, que já são parceiros no Mundial de Rali, seriam uma possibilidade real de parceria para os novos motores híbridos que serão introduzidos na categoria em 2026.

A montadora americana não tem interesse em ter uma equipe própria na Fórmula 1, mas o crescimento da Fórmula 1 nos Estados Unidos fez com que a Ford visse com bons olhos uma parceria. A última vez que a fabricante esteve envolvida na F1 foi em 2004 com a Jaguar e também com os motores Cosworth da Jordan.

Relacionadas


A Red Bull vai produzir seus próprios motores e vem construido instalações para desenvolver sua própria unidade de potência. A equipe austríaca tem uma parceria com a Honda até o final de 2025, mas já deixou claro que estaria aberta a fechar com outras marcas, seja para assistência técnica ou apenas marketing.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Red Bull atualmente tem parceria com a Honda, mas Ford pode ser nova opção (Foto: Red Bull Content Pool)

“Estamos totalmente focados em construir uma unidade de potência da Red Bull, e, se houvesse um parceiro com as mesmas ideias que pudesse contribuir com algo para o projeto, é claro que teríamos que considerar isso. Mas não é um pré-requisito”, disse Christian Horner, chefe da equipe.

A Porsche era a grande favorita para se tornar a fornecedora de motores da Red Bull a partir de 2026. Após a liberação do grupo Volkswagen, a ideia seria ter a Audi como equipe e a Porsche fornecendo unidades de potência. Contudo, o negócio ruiu nos detalhes finais, já que os alemães queriam ter mais controle da equipe do que os taurinos desejavam ceder.

De acordo com o Motorsport.com, a Ford não teria interesse em ser dona das operações e estaria feliz em deixar o desenvolvimento técnico do motor com a Red Bull. O envolvimento seria mais na parte de marketing e exposição de marca, se aproveitando do alcance global da Fórmula 1 e da equipe chefiada por Christian Horner.

Quem sairia perdendo nessa história seria a Honda. A montadora japonesa vem de dois anos de sucesso com a Red Bull e recentemente revelou registro como fornecedora de motores para 2026. Caso os taurinos optem por outro caminho, a Honda poderia explorar outras opções, até mesmo se tornando fornecedora, ou até mesmo dona, da AlphaTauri.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.