Focada no motor, Renault prepara novo sistema de recuperação de energia e redesenha componentes

Cyril Abiteboul, dirigente da Renault, aponta o novo motor de combustão interna e a segunda geração do ERS como grandes novidades no motor V6 Turbo. Os franceses querem dar sequência aos ganhos de performance alcançados em 2016

 
O motor Renault não é a oitava maravilha do mundo, mas certamente está melhorando. O investimento pesado da marca francesa na F1 permite uma evolução considerável, resultando em ganho de potência para a equipe de fábrica e a Red Bull, principal cliente. Partindo para 2017, a esquadra amarela segue com a missão de resolver problemas da unidade de potência.
 
De acordo com Cyril Abiteboul, dirigente da Renault, uma das grandes mudanças na versão 2017 do motor V6 Turbo é uma grande atualização no sistema de recuperação de energia – o ERS.
 
“Este ano queremos confirmar a mudança na situação do nosso motor. Ano passado foi fantástico e precisamos selar isso. A arquitetura do motor de combustão interna vai ser completamente nova, também vamos introduzir a segunda geração do ERS”, apontou Abiteboul.
A Renault projeta o novo motor (Foto: Getty Images)
Apesar de acreditar em um novo salto de qualidade do motor, o dirigente opta por manter a cautela. A Renault toma cuidado para não dar um passo maior do que a perna, desajustando a unidade de potência inteira por conta de uma ou outra novidade.
 
“Tem uma série de efeitos colaterais que precisam ser considerados”, ponderou. “Peso, resfriamento, a intensidade da corrente que pode ser usada em certas situações… São coisas que parecem ser secundárias, mas nada na F1 é secundário. Ao alcançar o topo, que seria ter um MGU que gera 120KW, você ainda precisa pensar em elementos extras”, finalizou.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.