Briatore se diz “motivado” e projeta Alpine competitiva “dentro de dois anos”
Novo conselheiro executivo da Alpine na Fórmula 1, Flavio Briatore afirmou que é possível tirar a equipe da crise pela qual a mesma está passando e colocá-la "no caminho certo"
O fim de semana de Fórmula 1 na Espanha começou quente, já que logo cedo, na sexta-feira (21), a Alpine anunciou oficialmente o retorno de Flavio Briatore para assumir a função de conselheiro executivo. Banido da categoria em 2009 por conta do escândalo de manipulação no GP de Singapura de 2008, a notícia sobre a volta do italiano não foi bem-recebida no paddock. O empresário de 74 anos, por sua vez, explicou como espera ajudar o time de Enstone.
Presente em Barcelona para comandar a equipe na décima etapa da temporada 2024, Bruno Famin aproveitou o momento de entrevistas para responder às críticas direcionadas a Briatore, afirmando que “não me importo com o passado, olho sempre para frente, no que podemos melhorar nossa equipe”, deixando claro que a experiência do ex-chefe da Benetton e da Renault será importante para tirar a escuderia de Pierre Gasly e Esteban Ocon do momento difícil pelo qual a mesma está passando.
Mas o próprio Briatore fez questão de também tomar a palavra e explicar com aconteceram as negociações com o presidente da Renault, Luca de Meo, amigo próximo do italiano e responsável pelo convite. Em um primeiro momento, ele foi questionado se já passava por sua cabeça fazer planos para retornar à F1 um dia. “Na verdade, não”, respondeu Flavio à emissora britânica Sky.
“Conheço muito bem o presidente da Renault, Luca de Meo, e tenho muito respeito [por ele]. Ele encontrou algumas dificuldades no desempenho da equipe, então perguntou se era possível eu ser o conselheiro executivo do presidente. Negociamos durante dois ou três meses, talvez mais”, continuou Briatore, que, obviamente, aceitou o desafio. “Sinto que tenho motivação para fazer isso. Sinto que é possível fazer isso. Acredito que é possível colocar a equipe novamente no caminho certo para ter um bom desempenho. É disso que gosto, de voltar a competir”, afirmou.
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Desde a demissão de Otmar Szafnauer, que aconteceu logo após o GP da Bélgica de 2023, Famin assumiu a função de chefe da Alpine de maneira interina. Com a chegada de Briatore para preencher o quadro de funcionários, surgiu a pergunta sobre as chances do italiano substituir o atual comandante no futuro, já que o mesmo possui vasta experiência na função.
“Não, não. Chefe de equipe? Já temos um chefe de equipe. Temos o Bruno. Não há problema algum. Estou trabalhando com o Bruno, estou trabalhando com todo mundo. Para mim, estou trabalhando com Luca. Esse é o meu trabalho, me reporto a ele e tentamos juntos conseguir o melhor desempenho para a equipe”, explicou.
“Ainda não vou trocar os pneus. Não quero trocar os pneus, não quero guiar o carro. Só quero ser competitivo. Dentro de dois anos, seremos”, garantiu Briatore. “Quero dar a minha contribuição. Temos um chefe de equipe que está fazendo um trabalho muito bom, e temos uma organização trabalhando em conjunto. Tenho certeza de que vamos encaixar tudo isso em um espaço de tempo muito curto”, declarou.
No início desta semana, a revista inglesa Autosport informou que a montadora francesa está estudando abandonar os motores Renault a partir de 2026 e que, por isso, já iniciou conversas com outras fabricantes para se tornar uma cliente dentro do grid. Briatore, por sua vez, negou que esse seja o plano da Alpine no momento.
“Não, isso não é uma questão neste momento. Claro, para tornar o time competitivo, avaliamos diferentes oportunidades e, depois, escolhemos o melhor para o time. A Fórmula 1 tem muita fofoca o tempo todo. No momento, não tomamos nenhuma decisão. Estamos trabalhando e encontraremos a melhor solução para a equipe”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (22), o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.
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