FIA se rende e diz que Andretti “deveria comprar equipe” para entrar na Fórmula 1

Mohammed Ben Sulayem, presidente FIA (Federação Internacional de Automobilismo), disse que a F1 precisa de qualidade, e não de números

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) parece ter se rendido ao movimento do Liberty Media para impedir a entrada da Andretti na Fórmula 1. Após atender todos os requisitos estabelecidos pela entidade para ingressar no grid, mas ser barrada pelo grupo proprietário da categoria, a FIA parece ter cedido à pressão para que a equipe estadunidense não faça parte da F1, pelo menos como uma nova equipe.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, aconselhou a Andretti a comprar uma equipe já presente na categoria máxima do automobilismo mundial.

“Não tenho dúvidas de que a FOM (Fórmula One Group) e o Liberty Media adorariam ver outras equipes, desde que sejam OEMs (Original Equipment Manufacturer). Eu aconselharia [Andretti] a comprar outra equipe, não a entrar como a 11ª“, afirmou o dirigente. “Sinto que algumas equipes precisam ser renovadas. O que é melhor? Ter 11 equipes como um número ou 10 e elas serem fortes? Ainda acredito que deveríamos ter mais equipes, mas não qualquer equipe. As equipes certas. Não se trata do número, mas da qualidade”, emendou.

De acordo com Ben Sulayem, a Andretti poderia unir o útil ao agradável, elevando o patamar de alguma equipe do grid com dificuldades financeiras e, além disso, permitindo a entrada de outras marcas importantes dos Estados Unidos na F1.

Andretti busca entrar na F1 em 2026, mas enfrenta resistência (Foto: Andretti)

“Sem mencionar nomes, há equipes que estão com dificuldades. Com dificuldades de desempenho, dificuldades até mesmo de gerenciamento”, observou. “Trata-se de ter a equipe certa para não perder uma chance de uma marca como a GM chegar à Fórmula 1. Imagine o impacto. Temos três corridas nos Estados Unidos. Temos uma base de fãs enorme. Mas não temos uma equipe [americana] adequada. Estou muito feliz por ter a Ford [com a Red Bull], mas imagine ter a GM e imagine ter [mais] pilotos americanos”, disse.

“É sempre bom ter paz, não se pode ter problemas desnecessários o tempo todo. Ambos entendemos que precisamos seguir em frente e a única maneira de seguir em frente é ter muito mais clareza entre nós. Estamos com a FOM quando se trata de negócios. Somos parceiros e também temos de esquecer as pequenas coisas e encontrar uma solução para resolver esses problemas”, finalizou Ben Sulayem.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.