FIA planeja fim de semana encurtado e novas regras de parque fechado para F1 em 2021

Como parte do novo regulamento para temporada 2021, FIA quer eliminar a quinta-feira midiática da programação dos pilotos. Coletiva de imprensa e inspeções nos carros aconteceriam na manhã de sexta-feira. Discussões acontecem no Canadá e regras podem ser aprovadas no final do mês

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) planeja mudar a programação do fim de semana da Fórmula 1 para 2021, e inclui novas regras do parque fechado. Em documento enviado para as equipes no início desta semana, a federação planeja eliminar a quinta-feira do calendário, colocando atividades de mídia e inspeções do carro para manhã de sexta-feira, com os treinos livres na parte da tarde. A informação do site alemão 'Auto Motor und Sport'.
 
Segundo o documento enviado, a coletiva de imprensa e o media day seriam transferidos para a manhã de sexta-feira, onde a FIA também realizaria as inspeções no carro. A medida de encurtar o espaço das atividades é em busca de mais corridas no calendário. Em corridas europeias, o treino livre 1 aconteceria entre 13h e 14h30, enquanto o segundo teria início às 17h, o que favoreceria as transmissões de TV.
Lewis Hamilton é líder do Mundial de Pilotos (Foto: Mercedes)
Outra mudança significativa é em relação a troca de peças. Os carros inspecionados na sexta-feira, antes dos treinos livres, serão os mesmos para o sábado e o domingo. Uma equipe não poderá testar duas configurações diferentes de asa e escolher a melhor, a decisão tem que acontecer antes dos treinos. Em caso de acidentes antes da corrida, apenas as peças da mesma homologação poderão ser usadas. Os times podem testar novas partes para futuras corridas, mas que seriam desinstaladas dos carros para o sábado e o domingo.
 
As discussões sobre as mudanças já acontecem entre engenheiros e chefes de equipe no paddock em Montreal. Caso a aprovação das novas regras aconteça entre as equipes até o dia 14, a expectativa é que o conselho da FIA vote até o dia 30 para aprovar as alterações.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.