FIA libera sessões de testes durante temporada e anuncia novo sistema de punição por pontos a partir de 2014

Em comunicado com pacote de alterações válidas a partir da próxima temporada, entidade anuncia quatro sessões de testes, com duração de dois dias, após quatro GPs europeus. Já sistema de punição por pontos pode excluir piloto de uma prova após atingir limite de 12

 
A FIA anunciou nesta sexta-feira (28), através de comunicado oficial, alterações no regulamento técnico e esportivo que serão implantadas a partir da temporada 2014 da F1. 
 
As modificações foram acertadas após uma série de reuniões entre equipes, pilotos e a própria entidade. Entre as principais novidades, estão a volta dos testes livres com o campeonato em andamento e o sistema de punição por pontos que pode resultar em suspensão de uma prova.
 
De acordo com o comunicado, "se um piloto acumular mais de 12 pontos, ele será banido da corrida seguinte. Os pontos ficarão na superlicença do piloto por 12 meses. A quantidade de pontos de um piloto por suas infrações pode variar de um a três, dependendo da gravidade".
FIA anuncia modificações para a temporada de 2014 (Foto: Beto Issa)
Em relação à volta dos testes ao longo da temporada, a FIA agora prevê a realização de quatro sessões de dois dias cada, que acontecerão em circuitos europeus nas terças e quartas-feiras após um fim de semana de corrida. Para ilustrar, se o circuito de Barcelona for um dos escolhidos para uma das quatro sessões, elas ocorrerão na sequência do GP da Espanha.
 
A medida visa "garantir que o mínimo de recursos adicionais sejam necessários" para isso. "Uma redução significativa na quantidade de testes em túneis de vento e CFD também foi imposta para ajudar a reduzir potencialmente os custos e permitir que duas equipes compartilhem o mesmo túnel de vento."

Outra grande novidade prevista para 2014 diz respeito aos novos propulsores turbo de 1,6 L. Para um maior tempo de adaptação de times e pilotos, as atividades também serão permitidas já em janeiro, "a fim de permitir o teste das novas unidades de motor."

As fabricantes inscritas poderão trabalhar com, no máximo, quatro escuderias.

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