FIA estuda mudar procedimento de relargada após bandeiras vermelhas na sprint em Baku

Buscando evitar uma repetição do caos que tomou conta do GP da Austrália e preocupada com o histórico de bandeiras vermelhas no Azerbaijão, a FIA prepara algumas mudanças no procedimento de largada em caso de novos imprevistos

Depois da confusão que tomou conta do GP da Austrália após a última relargada do Albert Park, a Fórmula 1 estuda maneiras de evitar que o caos se repita nas etapas seguintes da temporada. Assim, a FIA já trabalha em uma solução para o GP do Azerbaijão, realizado neste fim de semana, e está pendente de aprovação das equipes para testar um novo procedimento de largada em caso de bandeira vermelha.

Como a grande reclamação por parte dos pilotos em Melbourne foi de que não era possível aquecer os pneus o suficiente atrás do safety-car, a FIA decidiu que o carro de segurança — que guia os carros de volta ao grid — deixará a pista com 30s de antecedência, o que vai permitir ao líder abrir distância em relação ao pelotão — assim, todos os pilotos terão mais espaço para aquecerem seus pneus.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A pista do Azerbaijão costuma trazer algumas bandeiras vermelhas, e a F1 já se prepara (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Quando o fiscal de pista decidir que é seguro encerrar o safety-car, a mensagem de ‘largada parada’ será enviada a todos os competidores usando o sistema oficial. Todos os painéis de luzes da FIA mostrarão ‘SS’ e as luzes laranja do safety-car serão apagadas”, diz a regra.

“Esse será o sinal aos competidores e pilotos que o safety-car entrará no pit-lane ao fim da volta. Nesse momento, o primeiro carro em linha atrás do safety-car pode ditar o ritmo e, se necessário, abrir uma distância maior do que dez carros atrás dele”, finaliza o trecho.

Após a elaboração da mudança, a FIA encaminhou as novas diretrizes às equipes e ainda espera uma resposta para aplicar já na sprint do Azerbaijão — que motivou preocupações justamente pelo histórico da pista em relação às bandeiras vermelhas. Em duas classificações realizadas neste fim de semana, já foram três paralisações, em acidentes de Nyck de Vries, Pierre Gasly e Logan Sargeant.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Logo mais, a corrida sprint larga às 10h30 (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está marcada para as 8h.

Relargada caótica do GP da Austrália teve quatro abandonos e muita confusão no fim (Vídeo: Sky F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.