FIA encontra ‘gambiarra’ com peça danificada no carro de Sainz e pede explicações à Toro Rosso

A Toro Rosso pode abrir o fim de semana do GP da Inglaterra com problemas. A FIA encontrou um cabo de segurança do pneu danificado no carro de Carlos Sainz Jr que a equipe se recusou a substituir. Ainda por cima, foi detectada uma gambiarra em fibras rompidas no local, explicitando que sabia do problema e submeteu o carro mesmo assim à inspeção

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As atividades de pista da F1 na Inglaterra só começam em quase 24 horas, mas a Toro Rosso pode abrir o fim de semana já com uma punição. Nesta quinta-feira (13), a FIA pediu explicações à equipe de Faenza por um cabo de fixação das rodas que estava danificado e remendado. A Toro Rosso inicialmente se negou a trocar o cabo.

 
Todas as equipes submeteram os carros inscritos para o GP inglês à FIA para inspeção. E foi na máquina de Carlos Sainz Jr. que a irregularidade foi encontrada. A FIA solicitou a mudança do danificado cabo de segurança dos pneus, mas a Toro Rosso prontamente se negou. O próximo passo foi a FIA chamar um delegado-técnico para checar o nível do dano.
 
É onde a história ainda piora um pouco: o delegado-técnico encontrou várias fibras do cabo não apenas rompidas, mas amarradas em 'gambiarras'. O que leva a FIA a crer que a equipe sabia do problema e mesmo assim apresentou um carro inseguro.
 
"Durante a inspeção do carro #55 nós encontramos um cabo de roda danificado. Os inspetores avisaram à Toro Rosso sobre o problema e pediu para que o time fizesse a substituição", disse o comunicado. 
A gambiarra da Toro Rosso (Foto: Reprodução/Twitter)
"A equipe se negou a seguir as instruções e, por isso, o delegado-técnico checou o dano do cabo e concluiu que não estava apenas danificado, mas com várias fibras rompidas amarradas entre si", seguiu. "O time, então, sabia do cabo danificado e apresentou o carro numa condição insegura para a inspeção", encerrou.
 
A FIA quer explicações, mas a Toro Rosso corre o risco de ser punida por desrespeitar o artigo 12.1.1.b do Código Esportivo Internacional da federação, que considera uma falta o que carro ser inscrito deliberadamente inelegível.
 
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.