FIA culpa falha de servidor por problemas com DRS em Abu Dhabi

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) afirmou que uma falha no servidor de dados causou os problemas com o DRS no GP de Abu Dhabi deste domingo (1)

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) explicou que uma falha em um servidor de dados causou os problemas com o DRS no GP de Abu Dhabi deste domingo (1).
 
Na corrida em Yas Marina, os pilotos brigaram por posição sem a ajuda do DRS. Normalmente, o recurso, que permite uma velocidade máxima mais alta em trechos específicos da pista, é habilitado na terceira volta, mas, desta vez, foi apenas na volta 18.
A largada do GP de Abu Dhabi de F1 (Foto: AFP)
Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Diretor de prova da F1, Michael Masi explicou que foi a primeira vez que tal falha aconteceu e que a FIA adotou medidas de precaução enquanto resolvia a situação.
 
“A parte simples é que foi uma falha no servidor de dados”, explicou Masi. “Tem muitas coisas diferentes, mas foi, basicamente, uma falha no servidor de dados”, seguiu.
 
“Os tempos ainda funcionavam bem, como vimos. Isso caiu, e nós imediatamente o desabilitamos. Até estarmos 100% confiantes de que estava não só de volta e funcionando, mas de volta e funcionando com os dados corretos, não o reabilitamos”, explicou. “Nós fizemos várias checagens entre a FIA e o Grupo da F1 para garantir que tudo estava funcionando bem. Até aquele momento, não nos arriscaríamos sem estarmos confiantes”, justificou.
 
Questionado se os times teriam condições de operar manualmente, Masi respondeu: “Na teoria, sim, mas, no sentido prático, monitorar e vigiar isso, pois era um problema global e quando você tem 20 deles, seria quase impossível monitorar isso”.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.