FIA confirma ausência do GP da Alemanha, e temporada 2015 da F1 terá apenas 19 corridas

A FIA confirmou na tarde desta sexta-feira (20) que a etapa da Alemanha está mesmo fora do calendário 2015 da F1, depois do fracasso nas negociações com Nürburgring. Agora, a temporada terá 19 etapas

Depois das declarações dos dirigentes alemães nesta última semana, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou que o GP da Alemanha realmente está fora do calendário 2015 da F1. Agora, a temporada ficou reduzida a 19 corridas. A declaração da entidade também significa que a Alemanha vai ficar sem um GP pela primeira vez desde 1960.

"O GP da Alemanha foi retirado do calendário 2015 da F1, depois que a FOM, dona dos direitos comerciais, e os organizadores não entraram em acordo”, disse a entidade em nota.

A confirmação veio também depois do anúncio de que Hockenheim havia descartado um acordo para receber a F1 na atual temporada, além da declaração dada nesta quinta-feira pelos responsáveis pelo circuito de Nürburgring, que encerraram as negociações com o Mundial.

O GP DA ALEMANHA
 
Edições: 61 (4º mais disputado)

Primeira edição: 1951

Última edição: 2014

Circuitos: Hockenheim, Nürburgring e Avus
Maior vencedor: Michael Schumacher (4x)

Maior vencedora: Ferrari (21x)
 
Outras provas na Alemanha: em diversos anos, a Alemanha recebeu mais de uma corrida. Isso porque, enquanto Hockenheim sediava o GP do país, Nürburging abrigava o GP da Europa (12 vezes) ou o GP de Luxemburgo (duas vezes).

O porta-voz da pista de Nürburgring, Pietro Nuvoloni, afirmou que não havia tempo para preparar a pista para o evento, tampouco há maneiras para organizar a etapa em 2015. “Devido a limitações de tempo, razões organizacionais e econômicas, não faz sentido sediar a corrida deste ano”, disse.

Nuvoloni completou lamentando, mas falando que, como ainda nenhum acordo havia sido feito para recuperar o estado financeiro, a pista não tinha como receber a F1 ainda este ano.

Hockenheim, então, foi consultada como possível substituta, mas os organizadores também declinaram, alegando que não havia mais tempo para organização e venda de ingressos.

Originalmente, o evento seria realizado em Nürburgring, obedecendo ao revezamento que impera para o GP alemão desde 2008, mas a histórica pista se mostrou incapaz de firmar um acordo com Bernie Ecclestone em meio a diversos problemas financeiros.


Desde que a F1 iniciou o campeonato em 1950, apenas duas vezes Alemanha ficou sem corrida: no ano inaugural do Mundial e em 1960. A Alemanha já teve um total de 53 pilotos na F1, sendo Michael Schumacher, com sete títulos, e Sebastian Vettel, com quatro canecos, os mais notáveis.
MUDANÇA DE HÁBITO

Engana-se quem pensa que Jacques Villeneuve tem um dilema quando tem de escolher a corrida de maior valor na vitoriosa carreira. Não se trata na vitória na Indy 500 nem de qualquer uma no ano em que foi campeão na F1. Foi em Interlagos, mas não no GP do Brasil. E na Stock Car. Há quatro anos, Villeneuve nem foi bem na Corrida do Milhão. Mas foi naquele fim de semana onde conheceu Camila. Sua mulher e mãe de dois filhos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.