FIA aumenta peso mínimo de carros para 702 kg e muda punições por trocas de componentes da unidade de força

O Conselho Mundial de Automobilismo, realizado nesta terça (3) em Doha, no Catar, definiu mudanças também em questões punitivas e técnicas da F1 para a temporada 2014. Agora, o peso mínimo do carro será 11 kg maior do que em 2014. E trocas de componentes serão realizadas sempre na mesma corrida, sem acúmulo para o GP que acontecer na sequência

O Conselho Mundial de Automobilismo, realizado nesta terça (3) em Doha, no Catar, marcou várias alterações no livro de regulamentações da F1 para a temporada de 2015. Além da divulgação do calendário, do fim da pontuação dobrada e relargadas paradas e da divulgação do resultado da investigação da Comissão sobre a batida de Jules Bianchi no GP do Japão, também foram mudadas questões técnicas e que dizem respeito a punições por mudanças excessivas de componentes da unidade de força.
Entre as mudanças técnicas, agora os carros devem pesar, sem combustível, um mínimo de 702 kg durante os eventos oficiais, um aumento de 11 kg em relação ao ano anterior. Mudanças foram feitas, também, na regra dos testes com túnel de vento e dizem respeito às informações sobre aerodinâmica para o período de 2015 e 2016. 
Momento da largada em Interlagos (Foto: Getty Images)
Outra alteração é que qualquer sistema de suspensão que equipe as rodas dianteiras deve ser colocado de maneira que sua resposta resulte apenas de mudanças de peso aplicado nessas rodas.Da mesma forma para as rodas traseiras. 
 
Na questão de segurança, os painéis que protegem a cabeça dos pilotos em ambos os lados da célula de sobrevivência serão estendidos para cima da borda do cockpit e ao lado da cabeça do piloto.
 
A F1 também mudou a forma como irá impor punições a quem exceder o limite de cinco unidades para cada um dos compostos da unidade de força. O uso de a partir de seis unidades de cada composto não resultará mais em punição para a corrida seguinte. Em vez disso, as penalizações serão aplicadas acumulativamente durante a corrida do fim de semana em que a mudança foi feita.
 
As novas punições funcionarão como bônus. Após utilizar o sexto composto da unidade de força, a punição será de dez posições no grid de largada. Conforme o piloto for utilizando mais compostos além do sexto, a punição aumenta em cinco posições por composto substituído. 
 
Em 2014, caso o piloto não pudesse perder o número de posições obrigatório, acumularia a perda restante para a corrida seguinte, o que não vai mais acontecer. Agora, em 2015, caso o piloto fique devendo até três posições, cumpre um stop-and-go de 5s durante o GP; caso deva entre seis e dez posições de punição, cumprirá um stop-and-go de dez segundos; se faltarem entre 11 e 15 colocações, terá de pagar um drive-through; e caso faltem mais de 15 colocações, terá de cumprir um stop-and-go de 10s.
 
A temporada da F1 começa em 15 de março, na Austrália.
 DIRETAS GP

A REVISTA WARM UP e o GRANDE PRÊMIO abriram nesta terça-feira (2) sua já tradicional votação de 'Melhores do ano'. Depois de votação interna dos jornalistas da equipe da AGÊNCIA WARM UP, cinco candidatos foram indicados em cada uma das 11 categorias, e os vencedores serão definidos pelos leitores em votação popular que fica aberta por uma semana, até o dia 8 de dezembro.

 
O recordista de indicações é Rubens Barrichello, campeão da Stock Car, que concorre nas categorias 'Melhor piloto que compete no Brasil', 'Melhor piloto de Turismo/Endurance/Rali' e 'Melhor piloto brasileiro'. A categoria principal, 'Melhor piloto de 2014', tem os seguintes candidatos: Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Marc Márquez, Valentino Rossi e Will Power.

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Melhores de 2014
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O PRINCIPAL RESPONSÁVEL

A comissão de notáveis formada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para apurar as causas do acidente de Jules Bianchi concluiu que o francês foi o principal responsável pela batida que aconteceu no GP do Japão, no dia 5 de outubro, em Suzuka. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (3), disse que o piloto falhou ao não reduzir o suficiente a velocidade ao contornar a curva 7 e minimizou a presença da presença de um trator na área de escape sem que o carro de segurança fosse acionado.

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COREIA DE VOLTA
A FIA apresentou nesta quarta-feira (3) o calendário da temporada 2015 da F1. Com 21 etapas, a grande novidade do programa é – o ainda não confirmado – retorno da Coreia do Sul.
 
O calendário foi divulgado no conselho mundial da entidade em Doha, no Catar. Mais uma vez, a temporada começa na Austrália, com a primeira etapa do campeonato marcada para 15 de março.

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