Ferrari tem interesse em retorno de Räikkönen para vaga de Massa em 2014, revela emissora britânica

Site da emissora britânica BBC confirmou que escuderia italiana busca um piloto mais competitivo que Felipe para pressionar Alonso e melhorar o rendimento do espanhol – sobretudo em sessões classificatórias. Porta-voz nega: "Não estamos pensando nisso"

 
O mercado de pilotos segue cada vez mais agitado, e o período de férias de verão da F1 permite ainda mais especulações. A bola da vez, no entanto, é a mesma: Kimi Räikkönen. Depois de meses sendo considerado o favorito à vaga aberta por Mark Webber na Red Bull – o australiano deixa a categoria após o fim de 2013 para competir no Mundial de Endurance, pela Porsche –, o finlandês, agora, tem seu nome vinculado à Ferrari.
 
De acordo com o site da emissora britânica BBC, a escuderia de Maranello tem, sim, o interesse em contar novamente com os serviços do nórdico em 2014. A contratação seria para a vaga de Felipe Massa, já que, segundo a emissora, a alta cúpula do time espera colocar mais pressão sobre Fernando Alonso: ainda que o espanhol tenha liderado a esquadra nos últimos três anos graças a grandes desempenhos, a equipe acredita que, com um companheiro mais veloz e sob pressão, o bicampeão pode melhorar, sobretudo em relação à performance nas sessões classificatórias, que refletem diretamente nos GPs.
Alonso e Räikkönen confabulando (Foto: Ferrari)
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Um porta-voz da Ferrari, no entanto, desmentiu as informações e desconsiderou o suposto interesse em Räikkönen. "Neste momento, realmente não estamos pensando sobre a situação do mercado de pilotos. [O título de Alonso em 2013] É nossa prioridade. Os pilotos não são um problema para nós, ainda que fosse para trocar Felipe", enfatizou.

 
Outros candidatos à vaga de Massa, ainda segundo a BBC, são Nico Hülkenberg, Paul di Resta, Adrian Sutil e o novato Jules Bianchi, membro da academia de pilotos da equipe.
 
Curiosamente, o interesse da Ferrari em Räikkönen soa como um 'mea-culpa' da escuderia, que o contratou em 2007, venceu com ele o título mundial de pilotos no mesmo ano e, no fim de 2009, já negociando com Alonso, optou por demitir o finlandês – e não o brasileiro – para a vinda do espanhol. O contrato do nórdico com os italianos ia até 2010.
 
Na época, a escolha fazia sentido. Além do excelente relacionamento de Felipe com a equipe – em contraste ao perfil independente e calado de Kimi –, o 'Iceman' foi facilmente batido pelo paulista tanto em 2008 quanto em 2009 – ao menos até o acidente na Hungria.
 
Entretanto, de 2010 em diante, Massa não conseguiu ser páreo para Alonso, jamais voltou a vencer, marcou pódios esporádicos e continua vivendo sucessivos períodos de crise em meio a poucos lampejos do piloto que foi no passado, enquanto Räikkönen, que se aventurou no Mundial de Rali por dois anos, retornou em 2012, pela Lotus, e,  além de ser o vice-líder da atual temporada, não abandonou nenhum GP desde seu retorno.
 
Em três anos de Ferrari, o finlandês conquistou nove vitórias, cinco poles e 16 voltas mais rápidas, além do título de 2007, em 52 largadas pelo time vermelho.

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