Ferrari surpreende, e Alonso desbanca Mercedes e lidera primeiro treino livre para GP de Cingapura
Foi da Ferrari o melhor tempo registrado no primeiro treino livre em Cingapura nesta sexta-feira (19). Já na parte final da sessão, Fernando Alonso superou as Mercedes e cravou 1min49s056. Felipe Massa terminou a atividade apenas em 13º
A quarta colocação ficou com Sebastian Vettel e seu novo chassi da Red Bull – apesar da novidade, o alemão sofreu uma falha de motor já no instante final da sessão. Aliás, apenas os quatro primeiros andaram na casa de 1min49s neste início de noite na cidade-estado. Daniel Ricciardo comprovou a melhor adaptação do RB10 às ruas asiáticas e terminou a sessão em quinto, à frente de um constante Jean-Éric Vergne. Raikkonen, Button, Kvyat e Pérez completaram a lista dos dez.
A Williams, como de praxe às sextas, andou como coadjuvante. Felipe Massa foi só o 13º, enquanto Bottas concluiu os trabalhos duas posições atrás do brasileiro.
Relacionadas
Confira como foi o primeiro treino livre da F1 para o GP de Cingapura
GP DO BRASIL Compre aqui seu ingresso e assista de perto ao espetáculo da F1 em Interlagos |
|
O final de tarde em Cingapura nesta sexta-feira (19) marcou também o início das atividades da F1, com o primeiro treino livre do fim de semana. E coube a Max Chilton abrir os trabalhos com a Marussia já no início da noite quente da cidade-estado. Valtteri Bottas, Esteban Guitérrez, Pastor Maldonado, Jean-Éric Vergne e seu excêntrico capacete, Kimi Räikkönen e Daniil Kvyat imediatamente seguiram o inglês.
Um minuto depois, o colega Jules Bianchi puxou um segundo grupo à pista, formando por Romain Grosjean, Jenson Button, Marcus Ericsson, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Sebastian Vettel, que usa nesta etapa um novo chassi. Kamui Kobayashi e Nico Hülkenberg vieram na sequência.
Como de costume, os pilotos neste primeiro momento se dedicaram apenas às voltas de instalação. O líder do campeonato, Nico Rosberg, deixou as garagens da Mercedes com quatro minutos de sessão, acompanhado por Felipe Massa.
Lewis Hamilton demorou um pouco mais. Quando finalmente veio à pista, o inglês pôde aproveitá-la sem ninguém. Todo o resto do grid já havia retornado aos boxes.
Antes disso, porém, o treino viu uma situação inusitada com Rosberg. O piloto reclamava de um problema com o espelho retrovisor direito e acabou deixando o componente na pista. Enquanto voltava aos pits, o colega britânico já fazia o primeiro registro da sessão, com 1min52s748. Hamilton ainda melhoraria para 1min51s934 antes de voltar aos pits.
Ericsson, logo em seguida, marcou 1min57s693 e se colocou em um segundo lugar bem distante do líder. Mas aí a pista se encheu novamente, e a tabela de tempo ficou agitada. Vettel surgiu com 1min51s056 para saltar para segundo, à frente já de Daniel Ricciardo, Bottas, Hülkenberg, Sergio Pérez, Kvyat, Maldonado e Kobayashi.
Tudo mudou novamente quando Rosberg retornou à pista. Sem demora, o alemão cravou 1min51s640 e superou o colega de time. Nico, entretanto, acabou superado por Räikkönen em seguida. O finlandês da Ferrari andou quase 0s4 mais rápido que o alemão. Aí Rosberg deu o troco com 1min51s031, trazendo consigo Alonso, 0s149 atrás.
Enquanto isso, a TV recuperava imagens de Grosjean escapando na curva 1 e Kobayashi rodando na 5. Nos boxes da Sauber, os mecânicos trabalhavam freneticamente no assoalho do carro de Gutiérrez.
Assim, pouco antes do treino atingir a marca de 30 minutos e com todos ainda andando com os pneus macios, a ordem era: Rosberg, Alonso, Vettel, Räikkönen, Ricciardo, Hamilton, Pérez, Hülkenbeg, Magnussen e Massa.
Enquanto isso, Vettel, que venceu as últimas três edições do GP de Cingapura, pulava para a liderança do treino 1, já virando tempos na casa de 1min50s411. Quem acompanhou o alemão da Red Bull foi Alonso. O espanhol da Ferrari se pôs em segundo, a 0s267 do tetracampeão.
Rosberg, Räikkönen, Ricciardo, Hamilton, Pérez, Hulkenberg, Magnussen e Massa completavam os dez primeiros. Aí a pista ficou silenciosa, todo mundo voltou aos boxes pouco depois da marca de 30 minutos.
Só que a marca foi superada logo na sequência. Hamilton foi capaz de andar em 1min49s178, tomando, assim, a primeira colocação. Curiosamente apenas os dois pilotos da equipe prateada estavam na pista, além do intruso Marcus Ericsson. Nesta fase da sessão, apenas Gutiérrez e Button seguiam sem tempo.
A TV ainda chamou a atenção para um rádio interessante de Rosberg. Quando o engenheiro Tony Ross o chamou para informar a diferença para Hamilton, a resposta do líder do campeonato um simples: "Eu não quero saber". Tudo bem, segue o jogo.
Räikkönen também se esforçava em um ritmo consistente e fazia tempos na cada de 1min50s783. Ainda assim, não era suficiente para tirá-lo do sexto posto. Quem se aproximou foi Kvyat, que surgiu em sétimo com 1min50s990. Quase ao mesmo tempo, Vettel já andava em 1min49s874, mesmo segundo dos dois carros da Mercedes.
Ainda nessa onde de melhoras, Pérez veio para oitavo, enquanto Maldonado aparecia já em 11º. Mas o salto maior foi de Alonso, que saiu de quinto para primeiro, ao cravar 1min49s056. Vergne e Button pegaram carona e também melhoraram, pulando para a oitava e a sétima colocações respectivamente.
A Williams, nessa altura, permanecia fora do top-10. Felipe Massa vinha apenas em 13º. Valtteri Bottas estava duas posições atrás.
Então, restando 20 minutos para o fim, a ordem era: Alonso, Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo, Vergne, Räikkönen, Button, Kvyat e Pérez.
No fim, Alonso se manteve na frente, seguido por Hamilton, Rosberg e Vettel – o alemão ainda teve um problema de motor no minuto final. O tetracampeão completou a volta final e logo encostou o carro da Red Bull na saída do pit-lane.
Ricciardo, Vergne, Räikkönen, Button, Kvyat e Pérez terminaram nas dez primeiros colocações. Como sempre acontece às sextas-feiras, a Williams andou longe dos ponteiros. Massa fechou mesmo em 13º, enquanto Bottas foi o 15º.
Logo mais, às 10h30 (de Brasília), os pilotos retornam à pista para o segundo treino livre.
#GALERIA(5075,81543)
F1, GP de Cingapura, Marina Bay, treino livre 1:
1 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:49.056 | 16 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:49.178 | +0.122 | 23 |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:49.205 | +0.149 | 24 |
4 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:49.874 | +0.818 | 27 |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:50.122 | +1.066 | 21 |
6 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:50.539 | +1.483 | 11 |
7 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:50.783 | +1.727 | 19 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:50.922 | +1.866 | 21 |
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:50.990 | +1.934 | 26 |
10 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:51.131 | +2.075 | 23 |
11 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:51.217 | +2.161 | 24 |
12 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:51.604 | +2.548 | 23 |
13 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:51.953 | +2.897 | 20 |
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:52.125 | +3.069 | 25 |
15 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:52.146 | +3.090 | 19 |
16 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:52.237 | +3.181 | 15 |
17 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:52.439 | +3.383 | 22 |
18 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:52.906 | +3.850 | 26 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:54.113 | +5.057 | 15 |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:54.475 | +5.419 | 26 |
21 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:54.607 | +5.551 | 21 |
22 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:55.170 | +6.114 | 17 |
TEMPO 107% | TL1 | 1:56.690 | +7.634 | ||||
RECORDE | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB9 | 1:42.841 | 21/09/2013 | ||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB9 | 1:42.841 | 21/09/2013 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.