Ferrari exalta Sainz por “jogada inteligente” com Norris: “Risco com Mercedes era maior”

Carlos Sainz teve sangue frio para oferecer a Lando Norris o DRS durante as voltas finais do GP de Singapura com um único intuito: impedir o ataque da Mercedes

A tacada de mestre de Carlos Sainz em manter Lando Norris a menos de 1s de distância durante as voltas finais do GP de Singapura foi decisiva para garantir à Ferrari a primeira vitória na temporada, quebrando o domínio da Red Bull em 2023. Frédéric Vasseur, chefe do time italiano, aliás, deu todos os créditos ao espanhol pela estratégia.

A questão girou em torno dos tipos de pneus. No safety-car virtual causado pelo abandono de Esteban Ocon, a Mercedes foi para o tudo ou nada e parou Lewis Hamilton e George Russell mais uma vez, deixando a dupla com compostos médios e mais novos para as voltas finais. Funcionou, pois ambos encostaram em Lando Norris, segundo colocado e com a borracha mais dura, e viraram a verdadeira ameaça para o #55.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz venceu o GP de Singapura de 2023 (Foto: Ferrari)

Mas eis que Sainz passou a administrar a vantagem o suficiente para permitir ao #4 da McLaren usar o DRS para se defender do ataque das Flechas de Prata. De quebra, a dificuldade em ultrapassar Norris ainda fez Russell cometer um erro e ir parar na barreira de proteção na última volta.

“Foi ideia do Carlos”, começou Vasseur ao ser questionado pela imprensa ainda em Singapura sobre a tática certeira que resultou na 243ª vitória na história da Fórmula 1.

“Não que seja óbvio, mas ele sabia que corria mais riscos com a Mercedes do que com Norris”, salientou o dirigente. “Com Norris, tínhamos os mesmos pneus e praticamente o mesmo ritmo desde a primeira volta. Não corríamos riscos com ele, a menos que nossos pneus se acabassem, então foi uma jogada inteligente de Carlos mantê-lo na zona de DRS”, concluiu Vasseur.

A Ferrari foi a equipe que mais somou pontos em Marina Bay: 37 ao todo, mas ainda ocupa a terceira posição no Mundial de Construtores. Sainz, por sua vez, também levou a pole-position da etapa noturna, chegando a cinco na carreira — todas conquistadas pela Ferrari, o que fez o espanhol superar a passagem de Fernando Alonso por Maranello.

Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 neste final de semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.