Ferrari enfim confirma saída de Alonso após cinco anos e abre caminho para chegada de Vettel

A Ferrari confirmou o que todos já esperavam: a saída de Fernando Alonso depois de cinco temporadas na F1. O anúncio abriu caminho para a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel ao time vermelho, e o acordo entre as duas partes é de três anos

A Ferrari enfim anunciou aquilo que todos já pareciam saber há muitos meses nesta temporada 2014 da F1. A equipe italiana confirmou na manhã morna desta quinta-feira (20) em Abu Dhabi que Fernando Alonso não será mais piloto da escuderia. O espanhol defendeu as cores de Maranello nos últimos cinco campeonatos, disputou o título em duas oportunidades, em 2010 e 2012, venceu 11 vezes com o carro vermelho, fez 44 pódios e somou 1.186 pontos. A saída do bicampeão abre finalmente caminho para a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel, que assinou um contrato de três anos.

Em comunicado, a Ferrari ressaltou que a separação se dá em comum acordo. Alonso deve ser anunciado na McLaren apenas em dezembro, conforme estabeleceu o time de Woking dias atrás.

O anúncio era iminente. A Ferrari vinha dando pistas de que tinha algo a falar e preparou um "grande anúncio". A isca foi a mudança de Twitter, de @InsideFerrari para @ScuderiaFerrari — e, claro, não seria na alteração do nome de um arroba que a equipe queria chamar atenção. Esse comum acordo junta a fome e a vontade de comer: a fome de títulos de Alonso, que não vê mais na Ferrari uma esquadra capaz de proporcionar uma disputa em alto nível; a vontade de comer da Ferrari de outros pratos que não lhe tragam indigestões como as que Alonso trouxe ao tentar sair em duas oportunidades — Red Bul em 2013, Mercedes neste ano.

"Todos na Ferrari estão agradecidos à grande contribuição dada por Fernando, tanto a nível pessoal quanto profissional. Na sala de honra dos grandes pilotos da Ferrari, Fernando sempre terá um lugar especial", disse a esquadra em nota.
CHEGADAS E PARTIDAS

Precisava apenas da confirmação e do papel timbrado da Ferrari. A equipe italiana corroborou nesta quinta-feira (20) aquilo todos já pareciam saber há algum tempo: Sebastian Vettel vai mesmo correr com as cores da icônica marca de Maranello a partir de 2015. O vínculo entre o alemão e a escuderia será por três temporadas.

Sebastian vai formar dupla com o finlandês Kimi Räikkönen, substituindo Alonso, que deixa a esquadra após cinco anos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chefe do time italiano, Marco Mattiacci ressaltou a gratidão pelos serviços prestados pelo asturiano. "Nós oferecemos os nossos mais sinceros agradecimentos para o que tem sido uma aventura extraordinária com a Scuderia, quando nos últimos cinco anos, ele esteve tão perto de vencer o campeonato mundial."

"Estou certo de que um grande piloto como Fernando sempre terá essa marca em um lugar especial em seu coração e espero que os fãs também o coloquem em alta conta em seus futuros empreendimentos", completou.

Fernando Alonso está fora da Ferrari (Foto: Getty Images)

Alonso também falou sobre a despedida e reconheceu que o adeus ao time de Maranello não é nada fácil. "Hoje não é um dia fácil para mim, porque, mesmo que olhe com grande entusiasmo e determinação para o futuro, no final desta temporada a minha jornada como piloto da Ferrari chegará ao fim", afirmou o espanhol.

"Foi uma decisão difícil de tomar, mas a tomamos de forma cuidadosa. E, do início ao fim, eu levei em consideração o meu amor pela Ferrari. Eu sou uma pessoa de sorte por ter a chance de tomar as minhas próprias decisões sobre o futuro e eu tenho essa possibilidade agora. Devo agradecer à equipe mais uma vez, porque eles entenderam a minha posição."

"Deixo a Ferrari depois de cinco anos, um período em que alcancei o meu melhor nível profissional, tendo de lidar com grandes desafios que apenas me empurraram para encontrar novos limites. Eu também provei que sou um verdadeiro membro da equipe, colocando os interesses da Ferrari sempre acima dos meus", acrescentou Alonso, cujo último pódio foi na Hungria, em julho deste ano.

BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
A DECISÃO DA F1 EM ABU DHABI

Participe do bolão da F1 GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: dê seus palpites para o GP de Abu Dhabi deste fim de semana que define o campeão da temporada 2014. 

Será que Lewis Hamilton vai jogar pelo resultado e ser segundo colocado para ficar com o bicampeonato? E Nico Rosberg, vai para o tudo ou nada, vence e dá uma ajudinha para fazer com que Felipe Massa e companhia tentem superar o rival?  

Não perca tempo e aposte já.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.