Ferrari contraria regulamento esportivo e avisa FIA que vai apelar de punição de Vettel no GP do Canadá

O regulamento esportivo da F1 diz que não é possível apelar de punições de 5s. A Ferrari, todavia, não quer nem saber: insatisfeita com a perda da vitória de Sebastian Vettel para Lewis Hamilton, a equipe planeja ida aos tribunais

A manobra chama atenção porque, na letra fria do regulamento esportivo da Fórmula 1, é improcedente. O conjunto de regras da categoria determina que o acréscimo de 5s ao tempo total de prova é uma das punições que não podem ser apeladas. De qualquer forma, cabe agora à FIA determinar se acata o pedido da Ferrari. A entidade precisa tomar uma decisão nas próximas 96 horas, ou quatro dias.

 
Para que a apelação se sustente, a Ferrari também precisa apresentar à FIA novas evidências de que Vettel não é culpado. Caso contrário, o processo não segue adiante.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Caso o pedido da Ferrari seja acatado, o caso para nas mãos da Corte Internacional de Apelos da FIA. O órgão vai tomar a decisão definitiva sobre o caso, ou simplesmente determinar que a apelação vai contra o regulamento esportivo.

 
A punição de Vettel tem origem na volta 48 do GP do Canadá. O alemão errou e escapou da pista nas curvas 3 e 4. Na volta, os comissários julgaram que Vettel errou ao bloquear o espaço de Hamilton, que vinha logo atrás e buscava a ultrapassagem.
 
Com os 5s aplicados, Vettel não conseguiu abrir vantagem suficiente sobre Hamilton. Dessa forma, o britânico foi ao topo do pódio, enquanto o alemão caiu para segundo – motivo de fúria no pós-prova.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.