F1

Ferrari contraria regulamento esportivo e avisa FIA que vai apelar de punição de Vettel no GP do Canadá

O regulamento esportivo da F1 diz que não é possível apelar de punições de 5s. A Ferrari, todavia, não quer nem saber: insatisfeita com a perda da vitória de Sebastian Vettel para Lewis Hamilton, a equipe planeja ida aos tribunais

Grande Prêmio / VITOR FAZIO, de Berlim
A manobra chama atenção porque, na letra fria do regulamento esportivo da Fórmula 1, é improcedente. O conjunto de regras da categoria determina que o acréscimo de 5s ao tempo total de prova é uma das punições que não podem ser apeladas. De qualquer forma, cabe agora à FIA determinar se acata o pedido da Ferrari. A entidade precisa tomar uma decisão nas próximas 96 horas, ou quatro dias.
 
Para que a apelação se sustente, a Ferrari também precisa apresentar à FIA novas evidências de que Vettel não é culpado. Caso contrário, o processo não segue adiante.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)
Caso o pedido da Ferrari seja acatado, o caso para nas mãos da Corte Internacional de Apelos da FIA. O órgão vai tomar a decisão definitiva sobre o caso, ou simplesmente determinar que a apelação vai contra o regulamento esportivo.
 
A punição de Vettel tem origem na volta 48 do GP do Canadá. O alemão errou e escapou da pista nas curvas 3 e 4. Na volta, os comissários julgaram que Vettel errou ao bloquear o espaço de Hamilton, que vinha logo atrás e buscava a ultrapassagem.
 
Com os 5s aplicados, Vettel não conseguiu abrir vantagem suficiente sobre Hamilton. Dessa forma, o britânico foi ao topo do pódio, enquanto o alemão caiu para segundo – motivo de fúria no pós-prova.


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.