Ferrari aponta erro de Leclerc em Q3 e torce por “pista mais fria” em GP da Espanha

O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, disse que o erro de Charles Leclerc no Q3 "custou uma terceira posição fácil", porém aposta na tática de pneus para bater Mercedes na briga pelo pódio

A Ferrari mais uma vez viu não apenas a McLaren, como também a Mercedes terminar à frente em uma classificação, mas Frédéric Vasseur acredita que o resultado teria sido bem diferente não fosse um erro de Charles Leclerc no Q3 deste sábado (22), na Espanha. Apesar do infortúnio, o chefe da escuderia italiana acredita que o jogo de pneu extra e a previsão de um clima mais frio podem colocar os pilotos em boa posição contra os carros da Mercedes.

Leclerc e Carlos Sainz ficaram apenas em quinto e sexto, respectivamente, enquanto Lewis Hamilton pegou o terceiro posto e terá o companheiro de equipe, George Russell, ao lado na segunda. Lando Norris foi quem ficou com a pole ao bater Max Verstappen por apenas 0s020.

À Sky Sports, Vasseur assumiu que era decepcionante ver os carros italianos apenas na terceira linha do grid, já que havia potencial para mais. “Estamos um pouco decepcionados porque Charles cometeu um erro na curva 5, acredito que perdemos uma terceira posição fácil ali, mas faz parte do jogo”, disse. “Estamos muito perto e temos de forçar, então erros assim acontecem”, salientou, apostando, todavia, na estratégia para vencer os carros prateados.

“Em primeiro lugar, decidimos guardar um jogo de pneus para amanhã, a Mercedes não fez isso, e acho que será uma vantagem no primeiro stint”, seguiu Vasseur. “Não sou muito fã deste tipo de pista, com curvas longas, mas, no geral, tivemos uma boa classificação. Temos de reunir tudo para amanhã, e a temperatura será um pouco mais fria — espero que isso vá em nossa direção. Esperamos conseguir alcançar os líderes”, completou.

Charles Leclerc ficou decepcionado com resultado na classificação do GP da Espanha (Foto: Ferrari)

Com relação à McLaren, que mais uma vez foi melhor que a Ferrari no confronto direto, Vasseur analisou que se trata de algo totalmente dentro do esperado, uma vez que todos estão trabalhando em busca de melhorias nos carros.

“Se eu esperava estar mais perto da McLaren? Não, porque eles também trazem novidades, não dormem, e também porque, neste tipo de pista, o impacto da gestão dos pneus é muito maior que o peso das atualizações”, pontuou.

“A pista fria é uma vantagem? Acho que estaríamos em condições melhores. No início da classificação, com a pista um pouco mais fria, estávamos mais rápidos, e acho que a corrida será nessa direção”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (23), a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes na frente, Red Bull favorita: o que aprendemos nos TLs da Espanha

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.