Ferrari acende alerta após Espanha e assume: “Precisamos melhorar na classificação”

Após voltar a ser superada por Mercedes, McLaren e Red Bull, a Ferrari reconheceu que é preciso melhorar o ritmo de classificação para brigar pelas primeiras posições na corrida

O desempenho da Ferrari voltou a ficar aquém do esperado durante o GP da Espanha, realizado neste domingo (23), e a equipe de Maranello já ligou o sinal de alerta dentro de suas garagens. Após terminar a prova em Barcelona em quinto e sexto com Charles Leclerc e Carlos Sainz, respectivamente, o chefe Frédéric Vasseur afirmou que o time precisa melhorar o ritmo de classificação.

A Ferrari entrou em um momento de baixa na temporada 2024 da Fórmula 1 após vencer o GP de Mônaco. Depois da etapa no principado, os italianos não marcaram pontos no GP do Canadá e voltou a ser superada por Red Bull, McLaren e Mercedes na Espanha. Na visão de Vasseur, a classificação ruim foi uma das causas do resultado abaixo do esperado.

“Provavelmente a classificação, temos de descobrir qual foi o principal fator que nos impediu de conquistar um resultado melhor no sábado. Começamos hoje onde terminamos, é praticamente a mesma coisa que aconteceu com os seis ou sete primeiros colocados. Mas é preciso fazer um trabalho melhor aos sábados”, reconheceu o dirigente da Ferrari.

A queda de performance em classificação se deve à mudança na filosofia da SF-24. No ano passado, o carro da Ferrari era um dos melhores do grid no quesito volta lançada, mas deixava a desejar no ritmo de corrida. Para 2024, os italianos optaram por sacrificar um pouco do desempenho na classificação para melhorar aos domingos. O time, no entanto, ainda não encontrou um equilíbrio entre as duas sessões.

Carlos Sainz ficou com o sexto lugar no GP da Espanha (Foto: Ferrari)

“O ritmo de corrida hoje foi bom, provavelmente o mesmo da Mercedes, mas começamos e terminamos atrás. Vamos ver na próxima semana. Para as próximas corridas o cenário deve ser muito parecido com o que vimos hoje e teremos uma disputa acirrada. Mas tudo depende da configuração de cada pista”, continuou Vasseur.

“Existe uma pequena diferença entre as equipes, o mais importante é vencer quando possível e marcar o máximo de pontos que estiver ao alcance. Até agora fizemos um trabalho decente”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.