Drugovich assume Aston Martin de Stroll no TL1 do GP da Itália e dá novo passo na F1

Felipe Drugovich tem data marcada para ir à pista na Fórmula 1 2023: a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, no primeiro treino livre do GP da Itália

Chegou a hora de Felipe Drugovich voltar às pistas com a Fórmula 1. Piloto e a Aston Martin anunciaram, na manhã desta terça-feira (29), que o campeão da F2 em 2022 vai assumir o carro de Lance Stroll para o primeiro treino livre do GP da Itália do próximo fim de semana, em Monza.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

É a segunda vez que Drugovich vai participar de um treino livre da Fórmula 1 desde que foi anunciado como membro do programa de desenvolvimento da Aston Martin, na parte final do ano passado. A estreia foi no TL1 do GP de Abu Dhabi de 2022. Portanto, é a estreia dele em fins de semana de corrida neste 2023.

Mas não será a primeira vez que Drugovich vai guiar o AMR23, carro da Aston Martin na atual temporada. Felipe esteve no carro durante dois dos três dias de testes coletivos de pré-temporada, quando dividiu o carro com Fernando Alonso. Na ocasião, Stroll sofrera um acidente dias antes enquanto andava de bicicleta e precisou passar por cirurgia. Lance era dúvida para o GP do Bahrein, mas conseguiu se recuperar. A Aston Martin ainda deu quilometragem para Drugovich com carros mais antigos na Áustria.

Felipe Drugovich (Foto: Aston Martin/Divulgação)
Felipe Drugovich faz o TL1 do GP da Itália (Foto: Aston Martin/Divulgação)

“Mal posso esperar para voltar ao volante do AMR23. O carro estava ótimo quando eu guiei, na pré-temporada, e será fascinante sentir como melhorou desde então. Passei muito tempo no simulador desenvolvendo o carro, então entendo como ele se relaciona ao negócio real, algo que será muito valioso para mim”, disse o piloto.

“É também uma fantástica oportunidade para que eu demonstrei o que aprendi no programa de testes. Desde o Bahrein, adquiri muita quilometragem em carros da Fórmula 1, então entendo melhor como posso entregar feedback valioso para a equipe. Gostaria de agradecer a Aston Martin por confiar em mim com essa oportunidade, bem como os parceiros da XP, Porto Seguro e Banco Master pelo apoio”, finalizou.

O chefe da Aston Martin, Mike Krack, também se manifestou. “Estamos contentes por dar a Felipe uma nova oportunidade de guiar o AMR23. Ele já demonstrou a capacidade nos testes de pré-temporada, com vital contribuição para o desenvolvimento inicial do carro. Monza vai oferecer outra chance para Felipe trabalhar próximo aos engenheiros e mecânicos e aumentar a confiança numa sessão fundamental para a equipe”, falou.

No momento, o futuro de Drugovich é causa de discussão no mundo do esporte a motor. Além de reserva da Aston Martin, o piloto levanta interesse da Alfa Romeo para 2024, uma vez que a equipe não está decidida sobre o futuro de Guanyu Zhou.

Além disso, Drugovich está cotado para estrear na Fórmula E, onde testou e foi bem ao longo de 2023. A Andretti, campeã no Campeonato de Pilotos dos bólidos elétricos, admitiu interesse no brasileiro, enquanto a Maserati, pela qual testou, ainda aparece como possibilidade, uma vez que não confirmou a dupla de pilotos para 2024. Felipe já admitiu que, caso não tenha vaga de titular na F1, gostaria de seguir como reserva da Aston Martin ao mesmo tempo que disputa a temporada da Fórmula E.

O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.

VERSTAPPEN tem MELHOR DESEMPENHO em uma TEMPORADA da F1? | Paddock GP #344
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.