F1 parte para primeira decisão verdadeira em 2024 com GP da Espanha ‘padrão europeu’
É como se a temporada 2024 da F1 começasse de novo: mesmo depois de mais de um terço do campeonato superado e de ampla vantagem de Max Verstappen na pontuação, o roteiro agora tende a ser outro, com circuitos e climas muito mais próximos uns dos outros na perna europeia. Começando pelo GP da Espanha
A F1 2024 já superou o primeiro terço de disputa, mas o GP da Espanha chega como uma espécie de recomeço. A prova em Barcelona tem toda cara de abertura de uma nova fase, afinal, por mais que o campeonato já esteja bem desenhado em alguns aspectos, a temporada europeia se inicia, para valer, só neste fim de semana.
Das nove etapas até aqui realizadas, só duas foram em solo europeu: o GP de Mônaco, sempre altamente peculiar, e o GP da Emília-Romanha, completamente deslocado do calendário e ainda realizado sem boa parte das atualizações que os times terão na Espanha. Ainda assim, uma corrida ‘padrão europeu’. E que teve três equipes diferentes no pódio, um ótimo sinal.
Mas muita água já passou por baixo daquela ponte. Novidades foram apresentadas, pacotes atualizados estão sendo preparados para a Espanha. E é aí que vem a importância enorme da próxima corrida: vem uma rodada tripla, cinco corridas em seis semanas, enfim, o próximo terço, praticamente, de campeonato agora é todo num padrão parecido.
Nada no esporte é totalmente definitivo, muito menos 100% fácil de prever, mas a sensação geral para o fim de semana na Catalunha é simples: quem for bem em Barcelona tem grandes chances de comandar a perna europeia. E, quem for mal, dificilmente vai se recuperar.
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Em meio ao clima de decisão em pleno mês de junho, a Red Bull vive um fim de semana crucial do ponto de vista técnico. A verdade é que a equipe tem sido, no mínimo, desafiada pela McLaren desde que os ingleses implementaram suas atualizações parrudas, mas o retorno a um circuito totalmente padrão pode resgatar o RB20 para a vida.
No caso da Red Bull, é bem verdade, não ter o melhor carro não significa terra arrasada. Para o Mundial de Construtores, talvez seja um golpe pesado, especialmente porque Sergio Pérez vive péssima fase. Só que, olhando para a disputa entre os pilotos, Max Verstappen parece capaz de levantar mais uma taça se os austríacos ao menos forem capazes de encarar as principais rivais. E isso deve acontecer, convenhamos.
Para as rivais da Red Bull, é o oposto: há uma necessidade enorme em ser a melhor tecnicamente e, talvez, nem isso baste paa superar um Verstappen que parece viver uma eterna grande fase. Não é mais fase, claro. Assim, a luta da McLaren, que encontrou a ótima atualização semanas atrás, é ser o melhor carro semana após semana, para permitir que Lando Norris possa bater de frente com o neerlandês. Isso não parece tão longe assim.
No caso da Ferrari, a Espanha surge como uma oportunidade de apagar o vexame histórico passado no Canadá. E é também uma necessidade, aliás. Os italianos foram do céu ao inferno sem escalas depois da vitória em Mônaco e saíram de Montreal sem Q3 e sem ponto algum. Um caos total. Agora, numa pista padrão, precisam dar uma resposta: afinal, a Ferrari verdadeira é a de Mônaco ou a do Canadá? É possível que não seja nenhuma das duas.
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E há ainda uma Mercedes, que incrivelmente andou muito bem na Espanha em 2023. Os prateados contrariaram um pouco a lógica de Barcelona porque, em geral, não tiveram uma temporada assim tão competitiva, mas vai ser interessante voltar para lá depois de um ótimo GP do Canadá. Se a Mercedes quer brigar, pelo menos, com McLaren ou Ferrari, é vital uma boa performance em Barcelona.
O GP da Espanha não vai definir nada, mas tem todas as características necessárias para poder indicar um caminho para o resto da temporada: a briga entre Red Bull, McLaren e Ferrari, a Mercedes tentando chegar e, claro, a batalha sangrenta abaixo da Aston Martin.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de todas as provas do ano.
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