F1 muda desenho da pista e horário de treinos para tentar garantir GP de Miami

As negociações do Liberty Media para conseguir assegurar o sonhado GP de Miami para 2021 ganharam mais um capítulo no que já é uma verdadeira novela. Para conseguir que não haja proibição a realizar o evento no estádio Hard Rock, a F1 e os promotores divulgaram uma alteração na configuração do traçado e prometeram evitar treinos que coincidam com o horário escolar

As discussões entre os promotores do GP de Miami, a Fórmula 1 e os moradores locais ganharam novos desdobramentos na terça-feira (21). Com o objetivo de agradar os residentes, os responsáveis pelo evento modificaram o traçado previamente desenhado em volta do Estádio Hard Rock e os horários em que pretendem alocar as atividades de pista.
 
O Liberty Media e o promotor da corrida, Stephen Ross — que é dono do time de futebol americano local, o Miami Dolphins, dono do Estádio Hard Rock —, trabalham para garantir a prova há mais de um ano. Os moradores, contudo, vão se provando resistentes à ideia.
 
Inicialmente pensada para 2020, a corrida agora é planejada para 2021. As conversas envolvem a F1, Ross, o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Gimenez, além de representantes legislativos locais, comerciantes e residentes. 
 
Como parte de uma concessão aos pedidos dos residentes, a F1 aceitou a mudança na configuração na pista para eliminar a utilização na rua Northwest 199th. Outra alteração foi tomada com o intuito de minimizar o impacto nas escolas locais: os treinos da sexta-feira não irão acontecer antes das 15h locais (17h de Brasília e 20h em Londres). 
O projeto da pista no Hard Rock Stadium (Foto: Reprodução/Miami Dolphins)
"A F1 em Miami é outro exemplo de um evento internacional vindo para nossa região. Como o Super Bowl, é um evento que fornece uma oportunidade única de mostrar de forma orgulhosa a nossa região para o mundo", disse em comunicado Tom Garfinkel, vice-presidente e diretor-executivo do estádio Hard Rock e do Miami Dolphins. 
 
"Queremos que esses ventos beneficiem a todos, incluindo os residentes de Miami Gardens, e estamos ansiosos para trabalhar com o distrito de forma a trazer programas inovadores aos estudantes locais, bem como a F1 em Escolas, uma competição global de engenharia", finalizou.
 
Esta quarta-feira (22) é um dia 'D' nos planos do GP de Miami. Haverá uma reunião do Conselho de Comissários do Condado de Miami-Dade em que a Comissão do GP de Miami irá votar uma medida, proposta pela comissária Barbara Jordan, que tem a intenção de revogar os direitos de organizar um evento como a F1 da zona da cidade onde está o estádio Hard Rock.

Atualmente é possível realizar o evento de grandes proporções nesta parte da cidade. O Super Bowl, aliás, maior evento do esporte dos Estados Unidos, será disputado no próprio Hard Rock no dia 2 de fevereiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.