F1 escolhe Hungria para teste de formato de classificação com jogo obrigatório de pneus

Depois do cancelamento do GP da Emília-Romanha, Fórmula 1 escolheu a Hungria como palco do teste da classificação com jogo obrigatório de pneus para cada segmento

Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha, a Fórmula 1 já tem planos de quando vai testar o novo formato de alocação dos pneus na classificação. O experimento será colocado em prática no GP da Hungria, agendado para acontecer no dia 23 de julho — com a classificação no dia 22.

Geralmente, os times optam pelo pneu macio para a briga pela pole-position, por serem mais aderentes e, consequentemente, mais rápidos. A ideia, no entanto, é não apenas reduzir o número de jogos para o fim de semana — de 13 para 11 —, como também equilibrar ainda mais a disputa.

Em Hungaroring, durante a classificação, os pilotos poderão usar apenas os pneus duros no Q1. Já no Q2, os compostos disponíveis serão os médios. Os favoritos macios ficarão apenas para o Q3.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Teste de novo formato de alocação de pneus acontecerá na Hungria (Foto: Alpine)

No geral, serão três conjuntos de pneus duros, quatro médios e quatro macios para todo o final de semana. O plano é que as equipes separem seis jogos de pneus para a classificação e deixem os outros cinco para os treinos livres e a corrida. Como os pilotos que avançarem para o Q3 serão obrigados a irem para a pista com os pneus faixa vermelha, isso significa que quem parar no Q2 terá ao menos mais dois conjuntos macios à disposição para a corrida.

A F1 descartou a possibilidade de testar o formato no GP da Áustria — por conta da sprint race no sábado — e na Inglaterra, que já será o palco da introdução de novos compostos da Pirelli, em primeiros testes para 2024. A ideia de reduzir a quantidade de jogos de pneus por corrida é um teste para analisar o impacto ambiental pela produção e transporte dos pneus.

Inicialmente, o formato seria testado no GP da Emília-Romanha, em Ímola, que era esperado para acontecer no último dia 21 de maio, mas a prova acabou cancelada em decorrência das enchentes ao redor do autódromo.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 na Espanha no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Neste sábado, o TL3 está marcado para as 7h30, enquanto a definição do grid acontece a partir das 11h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.