F1 cogita correr em Hockenheim se governo britânico barrar GP da Inglaterra

De acordo com o jornal britânico ‘Daily Mail’, a Fórmula 1 tenta uma última cartada para manter o plano de ter duas corridas em Silverstone e negocia diretamente uma exceção às restrições impostas pelo governo chefiado por Boris Johnson. Mas, caso não seja possível correr na Inglaterra, o Liberty Media já programa levar a rodada dupla para Hockenheim

A F1 já tem uma alternativa caso não seja possível cumprir o plano de ter duas corridas na Inglaterra entre julho e agosto. Segundo o jornal britânico ‘Daily Mail’, o Liberty Media tenta, de todas as formas, convencer o governo chefiado pelo premiê Boris Johnson de abrir uma exceção à quarentena imposta recentemente — isolamento de 14 dias para os viajantes que desembarcarem no país — para os esportes e, assim, permitir a disputa de duas etapas em Silverstone, em 26 de julho e 2 de agosto. Caso contrário, a ideia é que as provas sejam disputadas em Hockenheim, na Alemanha, que não faz parte do calendário original do Mundial de F1 para 2020.
 
Sete das dez equipes do grid da F1 (Mercedes, Red Bull, Haas, Renault, McLaren, Racing Point e Williams) têm suas sedes na Inglaterra. Os chefes das escuderias do grid e membros da categoria vão se reunir com membros do governo britânico nesta terça-feira para negociar a isenção sobre as restrições para conter a pandemia do novo coronavírus no Reino Unido. Por enquanto, o governo segue irredutível.
 
"Uma quarentena de 14 dias tornaria impossível o GP da Inglaterra neste ano. Tem impacto em milhares de empregos vinculados à F1. Se todo esporte de elite quiser ser transmitido pela TV, é preciso fornecer isenções", declarou à Reuters um representante da categoria.
Mesmo não fazendo parte do calendário original, Hockenheim pode receber a F1 em 2020 (Foto: Renault)
Segundo reportagem do jornal inglês ‘The Sun’, Oliver Dowden, secretário de esportes, era a favor da isenção aos esportistas, mas a ideia foi descartada pelo Ministério da Saúde, que garante a liberação apenas para diplomatas e caminhoneiros.
 
A medida prejudica principalmente Ferrari, Alfa Romeo e AlphaTauri. Além disso, o decreto afeta fornecedores como a Pirelli, responsável pelos pneus. A quarentena forçada tem efeito nas equipes inglesas, já que membros precisariam se isolar e acabariam prejudicando totalmente a programação da F1.
 
Na esteira da reunião desta quinta-feira, Johnson vai tomar uma decisão final a respeito.
 
Se o governo britânico mantiver as restrições da quarentena também para os esportes, a ideia da F1 é correr na Alemanha. Segundo o ‘Daily Mail’, as conversas estão em uma fase avançada. “É basicamente uma questão de virar a chave”, explicou uma fonte ao jornal, que também informa que uma decisão a respeito deve sair no máximo em até 36 horas.
 
Palco da primeira corrida da história da F1, em 13 de maio de 1950, Silverstone foi sede do GP da Inglaterra em 53 oportunidades. A prova é a única, além do GP da Itália, que foi disputada em todos os anos na história do Mundial.

Paddockast #61
VETTEL: ACERTOS, ERROS E… AZAR NA FERRARI

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.