F1 atende pedido de organizadores e também adia GP do Azerbaijão

A F1 precisou adiar mais uma prova de seu calendário. Respeitando o pedido dos organizadores da prova, a categoria passou adiante o GP do Azerbaijão, que receberia a abertura da temporada em junho. Em teoria, o começo do campeonato fica só para 14 do mesmo mês, no Canadá

O calendário da F1 2020 sofreu mais uma alteração. Nesta manhã de segunda-feira (23), a categoria confirmou o adiamento do GP do Azerbaijão, atendendo a pedidos dos organizadores da prova. Com os cancelamentos e adiamentos anteriores, Baku estava programada para ser o palco da primeira etapa do campeonato.
 
O pedido dos organizadores tem a ver com toda a logística que envolve a realização da prova azeri. A pista de Baku é de rua e, naturalmente, exige muito mais reparos do que os circuitos convencionais. Pela proximidade da data e a incerteza com a pandemia do coronavírus, achou-se melhor deixar a prova para uma data mais adiante no calendário.
“O adiamento foi definido depois de amplas discussões com a F1, bem como com a Federação Internacional de Automobilismo e o Governo da República do Azerbaijão. Isso é resultado direto da pandemia global e contínua do Covid-19 e baseou-se inteiramente nas orientações de especialistas fornecidas pelas autoridades relevantes. Chegando a essa conclusão, a principal preocupação do Circuito de Rua de Baku em todo o mundo tem sido a saúde e o bem-estar do povo do Azerbaijão, bem como a de todos os fãs visitantes da F1, funcionários e participantes do campeonato”, diz o comunicado da organização do GP do Azerbaijão.
 
“Na tomada dessa decisão, a principal preocupação do Circuito de Baku foi a saúde do povo azeri, assim como de todos os fãs da Fórmula 1, dos funcionários e participantes do campeonato. O Circuito de Baku sente a mesma decepção dos fãs por não poder entregar a corrida do ápice do automobilismo nas ruas de Baku, em junho. Nesse sentido, vamos trabalhar ao lado de F1, FIA e governo da República do Azerbaijão para monitorar a situação, focando em anunciar uma nova data mais tarde na temporada 2020”, complementa.
Previsto para 7 de junho, o GP do Azerbaijão também foi adiado (Foto: Mercedes)
Teoricamente, a data de abertura da temporada 2020 da F1 passa de 7 para 14 de junho, mas o GP do Canadá também está longe de ser uma certeza, já que é outro que depende de alguma engenharia operacional. Assim, é mais provável até que o campeonato só comece em 28 de junho, com o GP da França.
 
Com a queda do Azerbaijão, no momento só existem 14 corridas com datas programadas no calendário da F1, mas a categoria já avisou que vai remanejar outras etapas e que as férias passaram para março e abril.
 
A última atualização dá conta de 329.275 casos de coronavírus no mundo, sendo apenas 65 no Azerbaijão. Os azeris ainda registraram uma das 14.376 mortes causadas pelo COVID-19.
 
COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.


 
Paddockast #53
TÉO JOSÉ – O HOMEM QUE 'NÃO PERDE MAIS'

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.