Estreando em testes da F1, Marciello lembra Bianchi e declara: “Se estou aqui hoje, em parte é porque ele não está”

Em seu primeiro teste com um carro de F1, Raffaele Marciello afirmou que foi impossível não pensar em Jules Bianchi ao assumir o carro da Ferrari. Italiano registrou o segundo melhor tempo nesta quarta-feira (26)

Raffaele Marciello fez seu primeiro teste com um carro de F1 nesta quarta-feira (26), mas o dia em Abu Dhabi não foi todo de alegria. O piloto italiano afirmou que foi impossível não pensar em Jules Bianchi ao longo do dia.
 
O jovem francês está internado desde que sofreu um sério acidente no GP do Japão, quando colidiu com um trator que tinha entrado na área de escape para remover o carro de Adrian Sutil. 
Marciello fez seu debute com o carro da Ferrari nesta quarta (Foto: F3 Europeia/Divulgação)
No último dia 19, a família anunciou que Jules tinha deixado o estado de coma induzido, mas ainda não tinha recobrado a consciência. O estado do piloto, que foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Nice, na França, ainda é considerado crítico, mas estável.
 
“Foi impossível não pensar em Jules”, disse Marciello. “Ele e eu nos juntamos à Academia de Pilotos da Ferrari na mesma época e se eu estou aqui hoje, em parte é porque ele não está”, reconheceu.
 
“Jules me ensinou a sempre buscar o limite e aqui, hoje, eu tentei fazer isso por ele”, continuou. 
 
Estreando com o carro da Ferrari, Marciello anotou 1min43s208 e ficou com a segunda melhor marca do dia, 0s584 atrás de Pascal Wehrlein, o líder dos trabalhos.
 
“Foi um dia bem divertido. Gostei muito de guiar um carro de F1”, comentou. “Fiz muitos quilômetros, então estou realmente feliz com isso, porque quando você está no carro, você quer rodar muito. Fiz de tudo — como classificação e long-runs —, então estou realmente feliz”, continuou.
 
“Fiquei realmente emocionado nesta manhã. Para um italiano, guiar pela Ferrari é um sonho. Então estou muito feliz”, insistiu.
 
Questionado sobre o quanto forçou, o piloto de 19 anos respondeu: “Eu tinha um pouco de margem, claro. Foi a minha primeira vez em um carro de F1, então eu tinha uns quatro ou cinco décimos de margem, mas acho que a velocidade foi bem boa”, concluiu Raffaele.
O MELHOR FELIPE

O excelente desempenho de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi do último domingo deixou o engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, encantado. O inglês, que trabalhou com o piloto durante oito temporadas na Ferrari e o conhece muitíssimo bem, não hesitou ao dizer que viu na Marina de Yas “o melhor Felipe”.

Massa, que largou em quarto, pulou para terceiro na largada e ganhou mais uma posição com os problemas mecânicos de Nico Rosberg. Apresentando um excelente ritmo, foi o único que usou dois jogos de pneus supermacios e pressionou Lewis Hamilton nas voltas finais para tentar vencer. Smedley foi só elogios ao desempenho do brasileiro.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS

Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.