Estado de Bianchi segue sem mudanças, e piloto vai ser submetido a terapia de reabilitação no hospital em Nice

A família de Jules Bianchi divulgou um novo comunicado na tarde desta terça (30), a última do ano, atualizando o estado de saúde do piloto, internado desde 5 de outubro após acidente no GP do Japão. Segundo o comunicado, estado do francês segue igual, mas o piloto começará a ser submetido a fisioterapia

A família de Jules Bianchi divulgou mais um boletim na tarde desta terça (30), direto de Nice, onde Bianchi está internado desde que foi transferido do Japão no último mês de novembro. De acordo com a família do piloto da Marussia, acidentado durante o GP do Japão, a situação de Bianchi segue inalterada, mas o piloto começará a ser submetido a uma terapia de reabilitação, um processo fisioterápico, a partir de agora.
 
O piloto segue respirando sem ajuda de aparelhos, mas ainda inconsciente. A grande notícia do novo comunicado é que Jules vai começar a ser submetido a um tipo de fisioterapia. Bianchi está internado desde o 5 de outubro, quando bateu sua Marussia num trator que resgatava a Sauber de Adrian Sutil na curva 7 da prova que seguia sob muita chuva em Suzuka. 
Jules Bianchi (Foto: Marussia)
 De acordo com o comunicado, a fisioterapia era planejada já há algum tempo e foi permitida pelo fato de a condição de Jules não ter piorado desde a chegada ao Centro Hospitalar de Nice.

Confira o comunicado:

"Enquanto chegamos ao fim de um ano difícil para nossa família, queremos aproveitar essa oportunidade para atualizar a situação médica de Jules, em nossa promessa de continuar informando a situação sempre que apropriado. Foi um passo significante e reconfortante trazer Jules de volta para casa no mês passado e continuar sua reabilitação cercado por sua família e seus amigos. Foi muito importante para Jules e para nós. Desde aquele período, Jules recebeu o melhor tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo do Centro Hospitalar de Nice. E agora no centro de reabilitação para este tipo de trauma no hospital. 

 
O status de Jules continua igual: ele está inconsciente mas respirando sozinho. Embora não haja informações significantes para atualizar, temos muito conforto no fato de que Jules continua a lutar como sabíamos que ele faria. Isso permitiu que os médicos que estão cuidando dele começassem o planejado, mas muito meticuloso, programa de terapia de reabilitação.
 
Refletindo sobre os eventos dos últimos meses, gostaríamos de agradecer mais uma vez o carinho e a afeição mostrada ao nosso filho. O período continua a ser desafiador para nossa família, mas reconhecemos que ele tocou a vida de tantas pessoas ao redor do mundo também nos ajuda.
 
Gostaríamos, ainda, de reconhecer o respeito e suporte demonstrado pela imprensa nesse período a toda a nossa família, pelos quais nós somos muito gratos. Iremos continuar a dar informações quando possível e temos uma apreciação sincera a todos que continuam a orar por Jules."

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

#GALERIA(5099)

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

O acidente



Na volta 43 do GP do Japão, Jules Bianchi perdeu o controle do carro na curva 7 devido a aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas na volta anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.


O piloto foi atendido ainda na pista, encaminhado imediatamente para o centro médico da pista e, alguns minutos depois, para o hospital, na cidade de Yokkaichi, que fica a 10 km do circuito de Suzuka. Estava inconsciente, mas respirava sem ajuda de aparelhos. Rapidamente, foi submetido a uma cirurgia para minimizar um grave hematoma craniano, em operação que teve quatro horas de duração. Desde então, Jules permanece internado na UTI e seu estado é crítico.

Aos 25 anos de idade, Bianchi fazia sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.
PAZ E AMOR

Ao GRANDE PRÊMIO, Nelsinho Piquet falou do ano cheio que viveu em 2014 e da adaptação às diferentes categorias que disputou nesta temporada. O brasileiro de 29 anos se disse um apaixonado por pilotar e que apenas procura um “ambiente em que possa se divertir, sem ficar estressado”

“A verdade é que quanto mais experiência você possui, melhor você consegue se adaptar a outros tipos de carros", declarou o piloto.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O ÚLTIMO CAMPEÃO

Há um ano e meio, Jacques Villeneuve, o último piloto campeão pela Williams, mostrava-se bastante receoso quanto ao futuro do time. Hoje, o pensamento do canadense é diferente — ainda que ele fale da transformação da equipe com alguma cautela. Em entrevista exclusiva à REVISTA WARM UP, em julho de 2013, Villeneuve dissera que, “no momento em que uma equipe passa a ter pilotos pagantes, está acabado”. O pensamento do piloto é direto: ter bons pilotos é que atrai os bons patrocínios. Neste ano, com Felipe Massa se juntando a Valtteri Bottas, a equação mudou, e o campeão de 1997 avaliou a nova fase do time.

Leia a entrevista com Villeneuve na REVISTA WARM UP.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.