Engenheiro-chefe da Williams fica satisfeito com desenvolvimento do FW35: “O carro é confiável”

Xevi Pujolar aprovou o desempenho do novo carro da Williams. Contudo, o engenheiro catalão preferiu conter a euforia ao lembrar que só terá conhecimento do nível alcançado pelas equipes rivais em Melbourne, dentro de duas semanas

Faltando exatamente duas semanas para o início da temporada 2013 da F1, com a realização dos primeiros treinos livres para o GP da Austrália, a Williams se mostra confiante no potencial do recém-lançado FW35. Desde quando foi à pista, na semana passada, em Barcelona, o novo carro construído pela equipe de Grove apresentou bom desempenho e poucos problemas mecânicos. Xevi Pujolar, novo engenheiro-chefe da tradicional escuderia britânica, não escondeu o otimismo com o modelo e destacou sua confiabilidade, mas deixou claro que só terá condições de comparar onde a Williams está em relação às equipes oponentes em Melbourne.

“Melhoramos as áreas onde nós estávamos fracos na temporada passada, então agora nós precisamos ver se melhoramos o suficiente. Estamos felizes com o que temos alcançado”, afirmou o jovem engenheiro catalão em entrevista ao site da revista ‘Autosport’ no paddock do circuito de Barcelona.

Engenheiro-chefe da Williams está satisfeito com o rendimento do FW35 (Foto: Getty Images)

“Você sempre quer mais, mas agora é sempre mais difícil, agora é muito predominado pelos pneus, então precisamos ver”, destacou Xevi, lembrando que as equipes dedicam boa parte das atividades da pré-temporada à compreensão do funcionamento dos novos pneus desenvolvidos pela Pirelli.

“Ainda que você faça long-runs, isso depende do que acontece com a granulação [dos pneus] e com a quantidade de combustível que você coloca. Pode ser que você vá para Melbourne e o desgaste dos pneus seja bom, ou pode ser como o que nós tivemos em Barcelona na semana passada", complementou, destacando o alto desgaste dos compostos no circuito de Montmeló.

Entretanto, a avaliação que Pujolar faz do trabalho realizado pela Williams até o momento é bastante positiva. Contudo, o catalão prefere esperar um pouco mais para saber o quanto o FW35 é melhor que seu sucessor e, principalmente, o quanto ele está rápido em comparação às outras equipes do grid.

“A semana passada foi um bom teste para nós, ainda que seja difícil saber o que todo mundo esteja fazendo. A semana anterior, em Jerez, com o carro do ano passado, tivemos uma referência dos pneus. Sabemos onde nós estamos com os pneus, então agora você tem de compará-los”, ressaltou o catalão, que até à temporada passada trabalhou como engenheiro de pista de Pastor Maldonado.

“Estamos felizes com o que temos feito, que é um passo à frente, e acumulamos muita quilometragem na semana passada. O carro é confiável, e agora nós precisamos ver o quanto cada um fez quando chegarmos em Melbourne”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.