Em dia de votação sobre regras, Ferrari divulga proposta radical para mudar aparência dos carros de F1
Com seu chefe pedindo a volta de "carros espetaculares" para o Mundial de F1, a Ferrari divulgou na manhã desta terça-feira (17) um desenho inovador que realmente daria nova cara ao grid da principal categoria do planeta
Com os rumos que a F1 precisa tomar sendo amplamente discutidos, a Ferrari revelou ao público uma proposta de conceito de carro para a categoria no futuro. E a mudança sugerida pela equipe italiana, maior vencedora da história do campeonato, é bastante radical.
Na manhã desta terça-feira (17), dia de uma importante reunião da Comissão da F1 em Genebra, na Suíça, a Ferrari divulgou imagens de um protótipo de F1 bem mais "encorpado" — da dianteira à traseira. A equipe não deu mais detalhes a respeito do objetivo que tem com este design, mas traz com ele uma boa indicação do caminho que acredita ser o melhor para o Mundial.
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— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) February 17, 2015
Desde que a categoria adotou a fórmula dos motores V6 turbo híbridos no começo do ano passado, a Ferrari vinha se posicionando como uma das escuderias mais críticas ao conceito. O então presidente, Luca di Montezemolo, reclamou bastante e disse que os carros deixaram de ser adequados para a F1.
Mesmo com as mudanças que aconteceram na direção em Maranello, o posicionamento crítico continuou. No início deste ano, Maurizio Arrivabene, novo chefe do time, afirmou que gostaria de ver o certame voltando a contar com carros espetaculares, que realmente façam com que os fãs se empolguem com a categoria.
“Eu gostaria de ver carros que ganhem os fãs, que os fãs possam se aproximar, que são mais atraentes esteticamente, talvez produzindo um barulho que deixe o cabelo em pé, como aquele de uma banda de heavy metal. Era assim que era quando Niki corria e eu era um entusiasta que comprava ingresso para as arquibancadas”, declarou o italiano no site de sua equipe em 23 de janeiro.
Na reunião desta terça, em Genebra, propunha-se que uma mudança aerodinâmica acontecesse já em 2016, de acordo com a revista inglesa 'Autosport', precedendo a introdução de novas unidades de força em 2017. Contudo, o plano foi vetado, e a partir de 1º de março, só com uma aprovação unânime do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1 será possível alterar as regras no ano que vem — o que é improvável.
O conceito apresentado pela Ferrari é de um carro mais largo, com bico mais largo e com um aerofólio dianteiro duplo. Também tem um aerofólio traseiro mais baixo e mais largo, diferentemente do que é usado desde 2009.
Teve McLaren-Honda na pista nesta segunda-feira (16). Jenson Button conduziu o MP4-30 em um dia de filmagem realizado pela equipe no Circuito da Catalunha antes do início da segunda bateria de treinos coletivos da pré-temporada da F1. Trata-se de uma oportunidade de a McLaren ganhar mais quilometragem e se certificar de que resolveu os problemas que o V6 turbo da Honda apresentou durante os testes em Jerez no início do mês. Na ocasião, apenas 79 voltas foram completadas por Button e por Fernando Alonso em quatro dias de trabalhos.