Dominante, Vettel massacra adversários e vence de ponta a ponta GP de Cingapura. Massa é 6º
O piloto da Red Bull teve uma corrida fácil e venceu fácil a 13ª etapa da temporada 2013 da F1. Além de ter liderado todas as voltas da prova, o piloto ainda marcou a melhor volta da corrida e largou na pole-position pela terceira vez da carreira
É verdade que a Red Bull já havia sido a equipe dominante nos últimos GPs, na Bélgica e na Itália, mas o desempenho da equipe austríaca, neste domingo (22), foi uma coisa de outro mundo. Sem adversários, Sebastian Vettel de ponta a ponta em Cingapura, fazendo a pole-position e marcando a melhor volta da prova pela terceira vez na carreira.
Para se ter ideia do desempenho assombroso do piloto da Red Bull, nem mesmo quando o safety-car foi acionado, por um acidente de Daniel Ricciardo, a corrida ficou interessante. O alemão conseguia abrir 10s em menos de quatro voltas para acabar com a chance de qualquer adversário.
A cobertura completa do GP de Cingapura de F1 no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens do domingo da F1 em Cingapura |
Relacionadas
Com isso, Vettel recebeu a bandeira quadriculada na frente, com mais de 20s de vantagem para Fernando Alonso, o segundo colocado. O piloto da Ferrari, por sua vez, fez uma ótima largada, mas não tinha um bom ritmo. Mas na base da estratégia, fazendo uma parada a menos, o espanhol conseguiu subir para a segunda colocação.
Kimi Räikkönen, também na estratégia de dois pit-stops, terminou em terceiro, um ótimo resultado para quem correu com infiltrações devido às dores nas costas. Nico Rosberg completou em quarto, tendo sido obrigado a passar uma série de carros nas última voltas devido à terceira ida aos boxes.
Na mesma tática do alemão, Lewis Hamilton encerrou em quinto, seguido por Felipe Massa. Jenson Button foi o sétimo, com Sergio Pérez, Nico Hülkenberg e Adrian Sutil completando o grupo dos dez primeiros.
Confira como foi o GP de Cingapura:
A corrida começou com Vettel partindo da pole-position, mas tracionando muito mal. Melhor para Nico Rosberg, que emparelhou com o compatriota e até chegou a assumir a liderança, mas acabou espalhando na primeira curva, permitindo que o piloto da Red Bull mantivesse a primeira colocação.
Quem também largou bem foi Fernando Alonso, de sétimo para terceiro, graças a um tempo de reação muito rápido no apagar das luzes. Felipe Massa, por sua vez, chegou a perder uma posição para Lewis Hamilton, ao ser ultrapassado pelo piloto da Mercedes, depois de diversas curvas lado a lado.
Apesar de o carro prateado ter levado a melhor, a direção de prova ordenou que ele cedesse a posição ao brasileiro, já que havia usado a parte de fora da pista para fazer a passagem em cima do adversário.
Enquanto isso, Sebastian Vettel disparava na liderança. Em apenas três voltas, o piloto já havia aberto 4s de vantagem. O alemão continuou a pisar forte até estabelecer uma confortável diferença de pouco mais de 10s para Rosberg, o segundo colocado. O piloto da Mercedes, porém, corria mais risco de ser passado por Fernando Alonso que alcançar o compatriota taurino.
Sem maiores mudanças de posição, as paradas nos boxes começaram na 11ª volta, com Kimi Räikkönen. Duas voltas mais tarde foi a vez de Felipe Massa ir ao pit-lane, seguido Jenson Button e Nico Hülkenberg. Alonso e Sergio Pérez fizeram o pit-stop na 15, com Rosberg, Romain Grosjean e Hamilton parando na 16ª passagem.
Apenas os carros da Lotus continuaram com o pneu supermacio após a troca. A estratégia era aproveitar a pista livre para andar rápido e ganhar posições. Quem não conseguiu seguir a mesma tática foi a Ferrari. Com Alonso voltando atrás de Paul Di Resta e Felipe Massa, de Maldonado, os carros vermelhos não puderam acelerar, e o brasileiro acabou novamente superado por Hamilton.
O ciclo de paradas ainda teve Vettel indo aos boxes na 18ª passagem e Di Resta, na 20ª. Por causa disso, quando o safety-car foi acionado cinco giros mais tarde, devido a uma batida de Daniel Ricciardo no túnel, eles optaram por não parar, assim como os demais carros de Mercedes e Red Bull. O resto do grid se dirigiu ao pit-lane pela segunda vez, com Massa colocando o composto mais macio.
Apesar da entrada do carro de segurança, a corrida não ganhou emoção. No recomeço, Vettel manteve o ritmo voador e abriu 8s em três voltas. E a diferença continuou a crescer, chegando até quase 30s. Quem não teve a mesma sorte foi Romain Grosjean. O piloto da Lotus teve um problema no motor e abandonou.
Sem mudanças de posição, o ciclo de paradas recomeçou na volta 41, com Webber a Adrian Sutil. No giro seguinte foi a vez de Rosberg, mas a tática da Red Bull acabou dando certo, e o alemão da Mercedes perdeu a posição para o australiano. Di Resta e Massa fizeram o pit-stop na 43, com o escocês voltando na frente. Lewis Hamilton parou na passagem seguinte, com Vettel se dirigindo ao pit-lane na 45.
Mesmo com a parada, o alemão manteve a ponta, com uma vantagem de quase 10s para Alonso, que não havia ido aos boxes. Além do piloto da Ferrari, Button Räikkönen, Pérez, Nico Hülkenberg e Esteban Gutiérrez também não haviam feito o pit-stop e planejavam ir até o final da corrida.
O problema para quem estava nessa tática diferenciada é que os demais carros estavam muito mais rápidos. Por isso, foi questão de tempo para que Webber, Rosberg, Hamilton e Massa conseguissem deixar os carros da Sauber e da McLaren para trás. Räikkönen, por outro lado, manteve um bom ritmo e superou Button para terminar em terceiro.
Nessas disputas por posição, a corrida ainda teve duas baixas. Paul Di Resta cometeu um erro em uma freada e sofreu um acidente bobo, enquanto Webber abandonou na última volta com problemas no câmbio. Com isso, Vettel venceu fácil, seguido por Alonso e Räikkönen. Beneficiado por posições herdadas e ultrapassagens no final, Felipe Massa foi o sexto.
.
F1, GP de Cingapura, Marina Bay, final:
P | |||||||
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:59:13.132 | 61 voltas | 2 | |
2 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | +32.627 | 2 | ||
3 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | +43.920 | 2 | ||
4 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | +51.155 | 2 | ||
5 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +53.159 | 2 | ||
6 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | +1:03.877 | 3 | ||
7 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | +1:23.354 | 2 | ||
8 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | +1:23.820 | 2 | ||
9 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | +1:24.261 | 2 | ||
10 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | +1:24.668 | 3 | ||
11 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | +1:28.479 | 3 | ||
12 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | +1:37.894 | 2 | ||
13 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | +1:45.161 | 3 | ||
14 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1:53.512 | 3 | ||
15 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | +1 volta | 2 | ||
16 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | +1 volta | 3 | ||
17 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | +1 volta | 3 | ||
18 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | +1 volta | 4 | ||
19 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | +1 volta | 3 | ||
20 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | +7 voltas | NC | 2 | |
Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | +24 voltas | NC | 4 | ||
Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | +38 voltas | NC | 1 | ||
Melhor volta | |||||||
Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:48.574 | volta 46 | |||
REC | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault RB9 | 1:42.841 | 21/09/2011 | ||
MV | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari F2008 | 1:45.599 | 28/09/2008 | ||
Condições do tempo | ABERTO | ar: 29ºC | pista: 29-32ºC |