Diretor-técnico da Williams elogia e diz que Massa superou expectativas em 2014: "Foi mais rápido que esperávamos"

Pat Symonds analisou a primeira temporada de Felipe Massa pela Williams e disse que o brasileiro superou as expectativas do time inglês. Para o inglês, agora o brasileiro se encontra em um ambiente perfeito para ter seu melhor desempenho

A primeira temporada de Felipe Massa na Williams causou boa impressão no time de Grove. Pat Symonds, diretor-técnico da equipe, falou que já esperava um bom desempenho, mas afirmou que o brasileiro foi além das expectativas. Symonds também comentou as oportunidades de bons pontos que foram perdidas por Massa em Melbourne e em Silverstone por culpa de incidentes.
 
Symonds explicou que a Williams foi surpreendida positivamente por Massa e elogiou muito o brasileiro dentro e fora das pistas.
 
“Todos nós já sabíamos que Felipe era rápido e não faz muito tempo que ele quase ganhou o campeonato. Eu não o conhecia muito bem antes dele se juntar a nós, mas é um grande cara e uma grande pessoa para trabalhar junto. Na verdade, ele foi mais rápido do que eu esperava que fosse”, disse.
 
O britânico considera que a melhora de Massa de 2013 para 2014 está diretamente ligada ao novo ambiente de trabalho do brasileiro, deixando a Ferrari e começando uma nova história na Williams.
 
“Acho que ele é um grande exemplo de colocar uma pessoa em um ambiente em que ela se encaixe perfeitamente e então ela começa a brilhar”, explicou.
 
Para Symonds, a ida de Massa para a Williams foi muito positiva para os dois lados.
 
“Eu acho que agora ele está no lugar perfeito e nós também estamos muito bem. Demos a ele a liberdade que ele precisava e em troca ele nos deu credibilidade, velocidade e pontos”, falou.
Pat Symonds disse que Felipe Massa superou as expectativas da Williams em 2014 (Foto: Getty Images)
O inglês lembrou que Massa poderia ter feito mais pontos se não tivesse sido atingido por Kamui Kobayashi na Austrália e se envolvido em um acidente com Kimi Räikkönen na Inglaterra.
 
“Na Austrália, o que ele poderia fazer com Kobayashi se atirando na traseira dele? Tem coisas que você simplesmente não tem como evitar”, declarou.
 
Para Symonds, Massa conseguiu evitar possível um acidente muito mais forte com o finlandês em Silverstone. O diretor admitiu que se frustra um pouco ao ver que muitos pontos ficaram pelo caminho, ainda que o brasileiro não tenha tido culpa.
 
“Em Silverstone, acho que os reflexos dele evitaram um acidente muito pior com Räikkönen. Qualquer um bateria lá. Fico frustrado quando olho para trás e vejo quantos pontos poderíamos ter conquistado”, completou.
 
Massa terminou o campeonato na sétima colocação. O brasileiro fez 134 pontos, 52 a menos que o companheiro Valtteri Bottas.
ALGUERSUARI NEGA ARREPENDIMENTOS E SE DIZ FELIZ COM DESAFIO NA F-E 

Piloto da Virgin na F-E em 2014, Jaime Alguersuari se disse muito contente com o rumo que sua carreira tomou depois que deixou a F1 no fim da temporada 2011. O jovem espanhol negou qualquer arrependimento e afirmou que a vida fora da categoria-mor serviu para mostrar a realidade do esporte a motor
 

A MEIO CAMINHO DE SER GRANDE OUTRA VEZ

Como um paciente que deixa um grave problema de saúde para trás, a Williams renasceu e começou a construir uma nova história de vida. A equipe fez um bom carro, disputou pódios e até vitórias e saltou da nona posição em 2013 à terceira em 2014 somando 64 vezes mais pontos. E para o engenheiro-chefe, Rob Smedley, a equipe já 'percorreu metade do caminho' rumo ao topo da F1

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP #56. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.