Diretor da Mercedes vibra com ritmo de Hamilton em vitória “muito importante” em Spa. E alivia barra de Rosberg

Depois do fracasso retumbante na última corrida antes das férias de verão, na Hungria, Toto Wolff ressaltou a reação da Mercedes, que colocou a F1 de volta à realidade prateada com uma nova dobradinha Lewis Hamilton-Nico Rosberg em Spa-Francorchamps no último domingo. O dirigente evitou criticar a performance passiva do piloto alemão

O domínio avassalador imposto pela Mercedes durante todo o fim de semana do GP da Bélgica tratou de colocar a F1 de volta à realidade. Depois de uma corrida apática e atípica de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na última corrida antes das férias, em Hungaroring, o ritmo exibido pelo duo prateado, sobretudo pelo bicampeão do mundo, foi motivo de muitos elogios por parte do diretor-esportivo Toto Wolff, que classificou o triunfo de Lewis em Spa-Francorchamps como “muito importante” para o time, que ruma para mais um título do Mundial de Construtores.

Wolff rasgou elogios ao trabalho de Hamilton. Cantado em verso e prosa, o desempenho de Lewis em Spa-Francorchamps foi definido como “incrível e tremendo”. Mas nem por isso Rosberg está em baixa. Apesar de ter sido ‘surrado’ pelo companheiro de equipe na classificação e não conseguir brigar pela vitória no domingo, Nico teve a barra aliviada por Toto, que ressaltou a “diferença não muito grande” de desempenho entre ambos.

Toto Wolff vibrou com a vitória que marcou a reação da Mercedes depois do 'apagão' em Spa (Foto: Getty Images)

Na entrevista coletiva concedida pouco depois da corrida, Wolff comemorou a reação da Mercedes na volta aos trabalhos na temporada. “Muito importante, e é por isso que estou tão feliz. Fiquei muito feliz ontem [sábado]. No Q1, nós fomos os únicos com pneus médios e terminamos em primeiro e segundo. Isso mostrou o ritmo sólido do carro. Estou feliz hoje também”, afirmou o dirigente em resposta veiculada pela publicação norte-americana ‘Motorsport.com’.

“Não foi uma corrida fácil. Você poderia ter optado por apenas uma parada também, e com a possibilidade do safety-car, e o safety-car virtual, que nós vimos nas categorias de base. Havia muitos ingredientes para problemas, de modo que voltar com uma dobradinha, como o que fizemos, é bem satisfatório”, emendou o austríaco.

Wolff falou também sobre o desempenho avassalador de Hamilton, que já conquistou dez poles em 11 GPs na temporada, e como isso tem capitalizado em seu favor. “Metade do trabalho é feita na classificação no sábado, acho que isso é crucial para pular rumo à liderança. No momento, Lewis parece estar em grande forma.”

“Seu ritmo ontem foi incrível, no [setor do] meio ele era claramente 0s5 mais rápido que todo mundo. Se você olhar para os resultados, ele teve um ritmo tremendo no sábado e conseguiu fazer o mesmo no domingo. Mas nós somos um pouco maníaco-depressivos, há muitos altos e baixos e precisamos lidar com isso. Na Hungria deu tudo errado e agora deu tudo certo de novo. Vamos manter a calma. Ele está num grande momento”, exaltou.

Questionado se Rosberg não está correspondendo ao que dele se espera, Toto aliviou. “Isso é um pouco duro. Não vejo desta forma. Nós temos visto muitos, muitos bons fins de semana. Eles muitas vezes estão separados por milésimos de segundo, a diferença não é muito grande. Mas se você tem o mesmo carro e os mesmos recursos, é difícil obter alguma vantagem. Provavelmente, este é o lugar onde ele se encontra hoje”, concluiu o diretor esportivo da Mercedes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.