Diretor da McLaren mostra otimismo e diz que permanência de Alonso é “muito provável” em caso de acerto com Renault

A decisão sobre o futuro de Fernando Alonso e da própria McLaren está bem perto de ser definida. Tanto a equipe como o bicampeão do mundo falam em semana decisiva para definir os rumos para 2018. Zak Brown acredita que o espanhol quer ficar na F1, e Alonso deixou cada vez mais claro que não quer mais saber do motor Honda

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O clima de ansiedade na McLaren é cada vez maior. São tempos de decisão. Depois de três anos muito difíceis de parceria com a Honda, as notícias sobre a ruptura do novo casamento com a fornecedora japonesa são cada vez mais frequentes, com a Sky Sports reportando que o fim da parceria é iminente. Em contrapartida, a Renault surge como salvação: ao ter novamente um motor competitivo para 2018, Zak Brown acredita que é muito provável manter na equipe um dos grandes nomes do grid da F1, Fernando Alonso. O bicampeão, por sua vez, espera definir tudo antes do GP de Singapura, dentro de duas semanas.

 
Curiosamente, o acordo McLaren-Renault só vai ser levado adiante se tiver o aval da Toro Rosso, leia-se, Red Bull. Isso porque a fábrica francesa já deixou claro que não tem estrutura para fornecer seus motores para uma quarta equipe. Como já entrega as unidades de potência para Red Bull e Toro Rosso, além da equipe de fábrica, só mesmo um acordo entre o time B taurino e a Honda abriria as portas para a McLaren receber os motores construídos em Viry-Châtillon. Mesmo com problemas de confiabilidade reportados por Christian Horner, fato é que a Red Bull vem conseguindo grandes resultados ao longo da temporada com a velha parceira Renault.
 
É nisso que se apega Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, para manter Alonso na equipe em 2018. Questionado se aposta na permanência do bicampeão em Woking se houver um acerto com a Renault: “Muito provável, muito provável”, disse o norte-americano no último domingo em Monza, onde a McLaren amargou mais um fracasso e abandonou a prova tanto com Alonso como também com Stoffel Vandoorne.
Zak Brown vislumbra chances de manter Alonso na McLaren. Desde que a equipe tenha motor Renault (Foto: McLaren)
“Fernando ama a equipe, e ele está mais empolgado do que nunca para pilotar. Houve alguns rumores sobre ir à Indy, coisas do tipo, mas ele quer estar na F1”, garantiu o dirigente durante entrevista concedida à emissora Sky Sports.
 
“Alonso só quer que estejamos em uma situação competitiva, e não descartaria se as coisas permanecerem neste status quo. Com as coisas que estamos vendo e que vamos reavaliar mais adiante nesta semana, não diria que é uma situação perdida sobre ele ficar conosco se continuarmos com a Honda”, explicou Brown. No entanto, o diretor da McLaren é claro em afirmar que sua paciência com a Honda, no atual status, há muito chegou ao fim.
 
“Precisamos ser mais competitivos. Neste fim de semana, nós demonstramos que simplesmente não fizemos um progresso significativo. Quanto você tem de esperar para ter pilotos irritados, sócios irritados, fãs irritados? Todo mundo está conosco, mas isso não pode continuar para sempre”, avisou.
Fernando Alonso quer encerrar a novela sobre seu futuro antes do GP de Singapura (Foto: McLaren)
Por sua vez, Alonso não vê a hora de encerrar a novela sobre seu futuro. “Muitas notícias vão chegar nas próximas semanas, e espero que todas elas sejam úteis para que possa tomar uma decisão. Vou seguir de olho nas opções para o ano que vem e preciso estudar todas elas e tomar uma decisão”, disse o piloto durante entrevista coletiva no último domingo.
 
Sobre o motor Renault, Alonso tem a certeza de que poderia ao menos lutar por pódios novamente na F1. “Sabemos o que esse motor pode fazer. A Red Bull fez cinco ou seis pódios seguidos e sabemos o que a Mercedes pode fazer com a Force India e a Williams na primeira fila, em Monza. Sabemos quais são as opções, então precisamos tomar uma decisão”, comentou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Precisamos nos concentrar mais no ano que vem, não nos resultados deste ano. É uma semana importante, para a McLaren tomar decisões, e espero que todos nós saibamos alguma coisa antes de Singapura para poder comentar sobre isso lá”, salientou Alonso, prevendo um desfecho breve para seu futuro. No entanto, o piloto fez mistério e disse que olha para outros horizontes além da F1.

 
“Sempre há notícias importantes. As notícias sobre as regras da LMP1 — WEC —, o kit aerodinâmico é importante, que a Honda siga com a Andretti é importante, o motor que a McLaren vai ter é importante. Há muitas notícias importantes”, finalizou.
ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.