De volta à F1 como equipe de fábrica, Renault põe chassi da Red Bull como “referência dolorosa” para 2016
O diretor-técnico do chassi da Renault, Nick Chester, sabe que com motores iguais, as diferenças entre Renault e Red Bull vão escancarar os defeitos do chassi francês. Vai ser ruim, mas não há muito como fugir disso
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A Renault está de volta à F1, mas vai ter de enfrentar uma rival em quase igualidade de condições. Com um motor rebatizado, mas igual ao do time francês, a Red Bull não vai deixar que o carro da Renault se esconda em virtudes ou problemas dos motores. As diferenças entre as duas vão mostrar a quantas anda o chassi francês.
A preocupação, é claro, existe. E a fábrica de Enstone nem tenta provar o contrário. O diretor-técnico do chassi da Renault, Nick Chester, deixou claro que é difícil pedir que a equipe vença a Red Bull no primeiro ano em termos especialmente aerodinâmicos. Talvez seja prudente esperar até um ano mais complicado que o da Lotus em seu último – que teve até pódio de Romain Grosjean na Bélgica.
"Nos dá uma referência de chassi que talvez seja muito dolorosa, mas é bom usar esse tipo de conhecimento. Sabemos que a Red Bull faz ótimos chassis. Vamos conhecer a diferença dos tempos e volta e aí será uma meta. Para ser honesto, não esperamos estar ao nível deles neste ano. Precisamos começar melhorando o time e construindo sobre", disse.
Nick Chester (Foto: Lotus F1/Twitter)
"Para esse ano, somos realistas. Temos muito o que usar como fundação para o time e para fazermos o que queremos buscando crescer em confiabilidade e mostrando que podemos melhorar todo ano. Mas não estamos colocando uma meta de posição. Queremos apenas fazer um trabalho de credibilidade e começar a mostrar que podemos melhorar", seguiu.
Uma coisa que Chester tem na mente em relação à parte dianteira do grid é que Mercedes e Ferrari devem sumir do resto do pelotão ainda mais. Se em 2015 a Williams ainda se aproximava dos italianos em algumas pistas, isso deve mudar na temporada que se avizinha.
"Creio que ambos os times vão se distanciar da Williams. Não sei onde a Red Bull vai estar, mas imagino que por aí. A Force India vai tentar entrar nessa briga, mas não sei se conseguem. As duas primeiras devem ser bem claras", encerrou.
A pré-temporada 2016 da F1 começa em 21 de fevereiro em Barcelona.
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