De supermacios, Hamilton inaugura circuito de Baku com volta mais rápida no primeiro treino livre para GP da Europa

Sem conhecimento prévio no simulador e apenas umas voltas no videogame, Lewis Hamilton mostrou rápida adaptação ao circuito do Azerbaijão e se colocou como o mais rápido no treino que abriu as atividades da F1 em Baku nesta sexta-feira (17). Nico Rosberg e Valtteri Bottas completaram o top-3

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Acabou a espera. Finalmente, os carros da F1 ganharam as ruas apertadas de Baku para o treino livre que abriu as atividades para o GP da Europa. E quem desbravou o traçado azeri foi Lewis Hamilton — e isso sem ter dado uma única volta no simulador, só com o conhecido prévio vindo do videogame. Confortável desde o início e em cima dos pneus supermacios, o tricampeão foi o mais rápido de todos e fechou a sessão inicial com 1min46s435. 

 
A segunda colocação ficou com o outro carro da Mercedes. Nico Rosberg até tentou, repetiu as voltas com os compostos vermelhos, mas ficou mesmo atrás do companheiro, mas a quase quatro décimos de diferença. Logo depois dos prateados, apareceu Valtteri Bottas com uma ótima terceira posição com a Williams.
 
A surpresa deste primeiro contato da F1 com Baku foi Fernando Alonso. O espanhol da McLaren, embaixador da corrida no Azerbaijão, foi capaz de virar o quarto melhor tempo, andando com os pneus macios. Sebastian Vettel completou os cinco primeiros já nos instantes finais dos trabalhos. Entre os brasileiros, Felipe Massa fechou em oitavo, enquanto Felipe Nasr foi o 21º.
 
A sessão teve bem menos acidentes do que se esperava, é verdade. Mas o treino não passou isento de bandeira vermelha. Coube a Daniel Ricciardo a primazia de paralisar as atividades por conta de uma batida na curva 15. De resto, a temida curva 8 se mostrou menos letal do que se imaginava e as áreas de escape foram generosas com os diversos erros.
Lewis Hamilton durante o primeiro treino livre emfoi o mais rápido no TL1 em Baku (Foto: Getty Images)

 


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Confira como foi o primeiro treino livre da F1 para o GP da Europa

 
A tão esperada primeira sessão de treinos livres em Baku começou com céu parcialmente nublado, mas com temperaturas altas, na casa dos 28ºC. Na pista, os termômetros já registravam 44ºC. E com relação à escolha de pneus para a primeira corrida da F1 no Azerbaijão, a Pirelli foi até conservadora e levou para a etapa azeri os supermacios, os macios e os médios. 
 
Como toda pista nova no calendário, os pilotos não perderam tempo quando a luz verde indicou o início do TL1. Praticamente todo mundo saiu ao mesmo tempo para as primeiras voltas de instalação, mas coube ao mexicano Esteban Gutiérrez a honra de ter sido o primeiro a ganhar o asfalto das ruas apertadas de Baku. E como sempre acontece, os giros iniciais foram dados em cima dos compostos médios. 
 
Pelo rádio, os pilotos já informavam sobre as condições do circuito. A princípio, e sem qualquer surpresa, a pista se mostrou suja e com pouquíssima aderência. E o primeiro tempo cronometrado veio pelas mãos do líder do campeonato, Nico Rosberg. Andando com os pneus macios na segunda saída, o alemão se colocou na tabela com 1min57s306, sendo a primeira referência do novo traçado. Na segunda passagem, o piloto da Mercedes já virou quase quatro segundos melhor: 1min53s481. 
 
Lewis Hamilton seguiu o companheiro e também já foi logo registrando tempo. O vice-líder do Mundial iniciou suas voltas com 1min55s710 — 4s2 atrás do colega de equipe. Já no segundo giro, o inglês passou em 1min52s989. 
 
Aí veio Valtteri Bottas e colocou a Williams entre as duas Mercedes — Hamilton, no entanto, logo recuperou a segunda colocação, reduzindo para 0s8 a diferença para o líder Rosberg. Felipe Massa foi o próximo a sair. A primeira volta do brasileiro veio em 1min53s901 — 3s acima da marca de Rosberg.
Valtteri Bottas chegou a liderar a primeira parte da sessão (Foto: Getty Images)

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Na sequência, Hamilton baixou bem seus tempos. O tricampeão deixou a casa de 1min50s e surgiu com 1min49s174, colocando quase 1s no registro do companheiro de Mercedes. Assim, nestes primeiros minutos, a tabela se mostrava na seguinte ordem: Hamilton, Rosberg, Bottas, Massa, Jenson Button, Kevin Magnussen, Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein.

 
Sebastian Vettel saiu para suas primeiras voltas cronometradas com quase 20 minutos de sessão. O tetracampeão logo se posicionou em sétimo, enquanto Hamilton, lá na frente, continuava buscando os limites do circuito, andando cada vez mais veloz pelas longas retas do traçado. 1min48s214 foi o melhor giro do inglês nesta parte inicial da sessão.
 
Quase ao mesmo tempo, o treino viu a primeira rodada. E foi por culpa de Gutiérrez. O mexicano da Haas abusou do freio na curva 15 e acabou fora do traçado, mas sem nenhum dano, graças a área de escape — Daniil Kvyat também seria vítima deste trecho alguns minutos mais tarde. E outro que também explorou demais os limites foi Vettel. O piloto da Ferrari rodou na curva seguinte, a 16. Como a anterior, o trecho também possui uma boa área de escape.
 
Importante dizer que nesta primeira fase das atividades, os pilotos optaram por andar com os pneus macios pelo novo circuito. O primeiro a usar outro tipo de composto foi Rio Haryanto, da Manor, que decidiu provar os compostos médios – a versão mais dura de pneus do fim de semana no Azerbaijão. 
 
Quando a sessão alcançou os 30 minutos, a tabela apontava a seguinte ordem: Hamilton (1min48s214), Rosberg, Bottas, Sergio Pérez, Button, Kimi Räikkönen, Max Verstappen, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Gutiérrez, Massa, Vettel, Marcus Ericsson, Kvyat, Fernando Alonso, Massa, Vettel, Nasr, Palmer, Haryanto, Grosjean e Wehrlein.
 
E as ruas estreitas de Baku continuavam a testar os pilotos. Ericsson, por exemplo, abusou na curva 1 e foi parar fora da pista, assim como Magnussen, que teve de conhecer a área de escape da curva 3.
 
Aí, com 55 minutos para o fim, Bottas surgiu com 1min47s707, colocando meio segundo em Hamilton, para assumir a liderança do treino – a uma velocidade de 315 km/h na reta principal, o que apenas comprova a natureza veloz do circuito urbano de Baku. Quase ao mesmo tempo, Alonso saltou para quinto.

Depois da tradicional pausa para a devolução do jogo extra de pneus da Pirelli, os dois carros da Mercedes foram os primeiros a voltar à pista. E retornaram com os supermacios. E aí, em cima dos compostos mais macios do fim de semana, Rosberg cravou 1min46s812 – a marca já foi 0s8 melhor que a de Bottas com os amarelos. Só que Hamilton já vinha voando atrás e passou 0s323 abaixo do tempo do colega, reassumindo a ponta da tabela.

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E o tricampeão da Mercedes permaneceu ainda andando forte com os supermacios. Tão forte que chegou por mais de uma vez a tocar de leve nas muretas da pista azeri. E tanto esforço o fez melhorar suas marcas, alcançando 1min46s435. Outro que também mostrou boa adaptação foi Bottas, que se manteve em terceiro. Alonso também veio bem com a McLaren ao se colocar logo atrás do finlandês da Williams, com o quarto melhor tempo, à frente de Pérez, Button e Massa.

 

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Demorou, mas a primeira batida no TL1 veio com Daniel Ricciardo, restando pouco mais de 20 minutos para o fim, o que provocou uma paralisação por bandeira vermelha. O australiano saiu rápido demais da curva 15 e estampou o muro, danificando bem a lateral e asa traseira do RB12 #3. No rádio, Ricciardo apenas se desculpou pelo erro.

A interrupção durou quase dez minutos. Quando as ações voltaram ao normal, pouca coisa mudou na tabela de tempos. E Hamilton acabou mesmo confirmando a primeira posição na sessão que inaugurou o circuito de Baku para a F1. 

Agora, os pilotos e as equipes retornam à pista azeri a partir das 10h (de Brasília), para a segunda sessão livre.

F1 2016, GP da Europa, Baku, Treino livre 1:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:46.435   23
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:46.812 +0.377 32
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:47.096 +0.661 34
4 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:47.989 +1.554 21
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:48.627 +2.192 26
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:48.922 +2.487 17
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:49.019 +2.584 21
8 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:49.125 +2.690 22
9 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:49.267 +2.832 16
10 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:49.301 +2.866 27
11 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:49.611 +3.176 20
12 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:49.635 +3.200 16
13 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:49.778 +3.343 17
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:50.167 +3.732 25
15 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:50.473 +4.038 18
16 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:50.485 +4.050 7
17 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:50.551 +4.116 19
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:50.910 +4.475 25
19 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:50.939 +4.504 27
20 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:51.219 +4.784 24
21 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:51.771 +5.336 11
22 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES 1:51.925 +5.113 28
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